Alimentos funcionais são benéficos para sua saúde

Os alimentos funcionais são componentes que produzem efeitos benéficos para a saúde, além de suas funções nutricionais que satisfazem carências do organismo muitas vezes.

Todos os alimentos funcionais são caracterizados por oferecer uma série de benefícios para a sua saúde, além de seu valor nutritivo relacionado a sua composição química, no organismo. Este tipo de alimento poderá desempenhar um papel benéfico para a redução dos riscos de doenças cônicas, degenerativas, entre outras situações como por exemplo câncer, diabetes, entre outros problemas de saúde crônicos.

Como deve ser feito o consumo dos alimentos funcionais

É fundamental que o consumo destes alimentos ocorra de forma regular, afim de que seus benefícios possam ser alcançados. A indicação deverá ficar no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que a maioria dos componentes ativos ficam encontrados nestes alimentos.

Alimentos funcionais são benéficos para sua saúde

Uma outra dica interessante é substituir em partes o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos que sejam à base de carne vermelha por soja e derivados, principalmente carnes de soja, isolados proteicos de soja, ou ainda peixes que são ricos em ômega 3.

É importante que o consumidor fique atento e procure saber se o alimento que está comprando, ou seja, como é feito seu processo na indústria e se tiveram eficácia avaliada por pesquisas sérias para que ele faça bem para a saúde.

Para que você possa ter resultados significativos, é interessante que o consumidor possa seguir todas as instruções de rotulagem, utilizando os produtos de forma recomendada pelo seu fabricante.

É interessante que todos saibam ainda que este alimento apenas funciona como a parte de uma dieta que seja equilibrada e balanceada. Se a pessoa utilizar um alimento para controlar o colesterol, ela apenas irá ter resultados positivos se a ingestão estiver voltada a uma dieta que seja pobre em gordura saturada e em colesterol.

Dentre os alimentos funcionais mais indicados podemos citar os leites fermentados, iogurtes e outros tipos de produtos lácteos fermentados, extratos de óleos vegetais como de soja e madeiras, além de maçãs, sorgo, manjericão, manjerona, uva, caju e soja, que são ricos em taninos, ótimos para realizar a manutenção correta do organismo.

 

Deixe um Comentário: