Aprenda a fazer Ponto Cruz

Se você está aprendendo a bordar, este é um dos pontos básicos desta verdadeira arte. A sua origem é bastante remota e a sua utilização é muito difundida em várias culturas diferenciadas. As dicas que iremos dar logo abaixo mostram este tipo de método de bordado com uma lona de plástico e linha para ajudar a visualizar da melhor forma possível o seu passo a passo.

Primeiramente comece escolhendo os materiais.

Comece escolhendo o tecido.

Aprenda a fazer Ponto Cruz

O ponto cruz é relacionado a um método de arrematar um ponto de bordado e não um tecido específico, o tecido de Aida por exemplo, é o melhor para este tipo de trabalho. Tudo porque o seu material é tecelado de forma a facilitar um alinhamento de pontos. Este é um tipo de tecido que vem em diferentes tamanhos, estes que são correspondentes ao número de pontos que poderão ser feitos em uma área equivalente de 2,5 centímetros quadrados. As alternativas de tamanho são equivalentes entre 11, 14, 18 e até 28.

Para os iniciantes, o tamanho 11 ou o 14 é indicado por ter espaços maiores para fazer o ponto cruz, quanto maior for o número de pontos, menores deverão ser as cruzes bordadas.

Caso você não queira utilizar o tecido Aida, outras opções interessantes que podem ser utilizadas são o tecido Fiddler ou ainda o linho. Eles não têm o mesmo espaço que o tecido Aida, o que facilita muito o bordado para os iniciantes, em contrapartida cabe a você escolher o material a ser bordado posteriormente.

Escolha a sua linha

Cada uma das meadas de linha para bordados vem em seis fios como se fossem seis fios de cabelo unidos, em contrapartida apenas 1 ou 3 são utilizadas por vez no ponto cruz.

Os fios para bordados vêm nas cores opacas, cintilantes ou mesmo metálicas. As duas últimas são bem mais difíceis de serem trabalhadas, e custam bem mais caro.

Se você tiver dificuldades em fazer o ponto cruz com a linha escolhida, é possível comprar uma linha encerada ou passar cera de abelha na linha antes de bordar, desta forma ficará mais fácil de fazer as manobras.

 

 

Deixe um Comentário: