Bancos em greve – O que fazer?

Os bancos entraram em greve nesta terça-feira (06) e muitas pessoas estão com dúvidas sobre como realizar seus pagamentos. A categoria pede um reajuste de 16% no salário, enquanto que a Federação Nacional de Bancos ofereceu 5,5%. A greve segue por tempo indeterminado e os consumidores devem ficar bem ligados nas alternativas para pagar suas contas.

Você pode realizar pagamentos pelo telefone e pela internet, por exemplo. Hoje em dia, todos os bancos possuem um site que você pode verificar seu extrato e pagar contas, bem como pelo serviço de telefone. Verifique apenas os horários que o banco aceita o pagamento pela internet ou telefone, para que a conta não seja paga no dia seguinte. E não se esqueça de imprimir o comprovante de pagamento, caso pague pela internet e de pedir o número do protocolo do atendimento, caso pague pelo telefone.

Bancos em greve - O que fazer

Outra maneira de fazer os pagamentos é pelo caixa automático do próprio banco ou em casas lotéricas. No caixa automático você ainda pode realizar saques, transferências, depósitos e fazer o pagamento. Em alguns supermercados é possível fazer o pagamento de contas de luz, telefone entre outras. Aposentados e pensionistas do INSS deverão receber seus benefícios pelas casas lotéricas.

Contas – O que fazer?

Caso você tenha alguma conta vencida, não poderá realizar o pagamento pela internet ou telefone. Você pode pedir uma segunda via para a empresa com a data atualizada. Multas e juros por atraso não podem ser cobrados durante a greve, já que não é culpa sua ou do fornecedor do pagamento. É recomendável que se procure a empresa e explique a situação. Em último caso, procure o Procon. Também recomenda-se que se faça a documentação de todo o processo por precaução futura.

O mais importante em caso de greve é ficar atento ao prazo de vencimento dos pagamentos e programar-se com antecedência sobre como realizá-los. Sempre tenha em mente suas opções, para evitar atrasos e consequentes problemas.

No caso de recebimento de salário em cheque, é possível realizar o depósito no caixa automático do banco para sua própria conta. Assim que o cheque compensar, você pode sacar o dinheiro.

Deixe um Comentário: