Cadastramento Biométrico – Cadastro

O processo eleitoral adotado pelo Brasil é considerado um modelo para o mundo inteiro. Mesmo tendo diversas pessoas que simplesmente não acreditam que o sistema funcione, diversos observadores da comunidade internacional, que acompanham as eleições que acontecem em nosso país, atestam a lisura do processo.

Para aumentar ainda mais a segurança do processo eleitoral, a justiça brasileira está adotando o método de reconhecimento biométrico dos eleitores. Atualmente a grande maioria dos colégios eleitorais ainda adotam o procedimento de reconhecimento manual dos eleitores. Ou seja, cabe ao mesário pegar o documento de identificação do eleitor para saber se realmente trata-se daquela pessoa que está votando, impedindo que outros votem no lugar de um cidadão.

Cadastramento Biométrico – Cadastro

Com o processo de reconhecimento biométrico este tipo de procedimento ficará muito mais fácil e seguro no momento da votação. Tudo o que o eleitor vai precisar fazer é colocar um dos dedos da sua mão no leitor de digitais. O equipamento vai ler e identificar o eleitor, caso ele pertença realmente aquele colégio.

Mas para que este tipo de processo realmente funcione, é preciso uma grande mobilização, pois todos os eleitores precisam comparecer até o Tribunal Eleitoral do seu estado para fazer o cadastramento das suas digitais, uma vez que não existe comunicação entre o a Justiça Eleitoral e o sistema que recolhe as digitais para a carteira de identidade.

Como fazer o cadastramento biométrico?

Para fazer o cadastramento biométrico, tudo o que o eleitor precisa fazer é se dirigir até a sede do Tribunal Eleitoral mais perto da sua casa, munido de um documento válido de identidade com foto. Mas é importante salientar que os eleitores devem ficar atentos, pois nem todas as cidades adotaram este tipo de procedimento ainda.

Como se trata de algo oneroso para os cofres públicos, o processo está sendo feito por etapas. Portanto, quando chegar a hora da sua cidade, o  Tribunal de Justiça fará a convocação, informando inclusive os horários, os dias e os locais nos quais os eleitores devem comparecer para fazer o seu cadastramento.

Deixe um Comentário: