Câncer de mama – Autoexame, sintomas

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns nas mulheres, mas que também pode surgir nos homens. Este tipo de doença causa morte de milhares de mulheres no mundo inteiro todos os anos, e por conta disso criou-se um grande movimento de conscientização para tentar reduzir a quantidade de vítimas.

O câncer de mama sempre é considerado um tumor maligno que acaba se desenvolvendo na região da mama em virtude uma série de alterações genéticas que acabam acontecendo em um conjunto de células da mama. De acordo com números recentes, são 458 mil mortes todos os anos em virtude da doença.

Câncer de mama

Existem diversos tipos de câncer de mama que podem acabar surgindo nas pessoas, sendo que o seu diagnóstico acaba sendo responsabilidade do médico. Existe o tumor invasivo ou não, ou seja, quando ele está contido em algum ponto da mama e que acaba não se espalhando para os outros órgãos. Existem determinados tipos de câncer que acabam rompendo a sua membrana e se espalham por outras partes do corpo.

Existem diversos fatores de risco que precisam ser considerados quando o assunto é câncer de mama. Antes de mais nada existe um histórico familiar que precisa ser levado em consideração, especialmente quando são parentes de primeiro grau. Além disso, mulheres entre 40 e 69 anos de idade acabam desenvolvendo uma propensão natural ao câncer de mama.

O câncer de mama causa nódulos nos seios, além de vermelhidão na pele, alteração no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila, dentre outros. Por isso que um dos exames mais importantes que as mulheres precisam fazer para tentar detectar a doença nas suas fases iniciais realmente acabe sendo o autoexame.

A mulher pode fazer isso na frente de um espelho, levantando o braço para cima e, com a outra mão, apalpar o seu seio, verificando se existe algum tipo de caroço anormal. Além disso existem alguns outros exames que precisam ser feitos anualmente no caos das mulheres depois dos 40 anos, como a mamografia, que acaba sendo mais completo e detecta o problema em sua fase bem inicial.

Deixe um Comentário: