Caxumba – Sintomas, tratamentos

Muitas pessoas afirmam, ao perceber que uma outra pessoa está com o pescoço ou parte da face inchada, que ela pode estar com caxumba. E realmente este é um dos principais sintomas desta doença que acaba sendo caracterizada como uma infecção viral, ou seja, uma doença que começa a partir da ação de um vírus.

Este vírus acaba afetando diretamente as chamadas glândulas parótidas, que são as responsáveis, juntamente com outros dois pares de glândulas, pela produção de saliva. Geralmente essa infecção viral acaba sendo muito comum em crianças, mas isso não significa que ela também não possa ser observada em adultos.

Este vírus não se espalha pelo ar, e geralmente ele está inserido na saliva da pessoa que está contaminada. Neste caso, geralmente as pessoas acabam contraindo a caxumba quando beija ou recebe o beijo de outra pessoa. Também pode ser contraído quando existe o compartilhamento de talheres, especialmente quando eles não bem lavados. Também pode ser contraído quando as pessoas falam muito perto das outras.

Caxumba - Sintomas, tratamentos

A caxumba era considerada como uma doença muito comum no Brasil, pelo menos até o desenvolvimento de uma vacina que acaba prevenindo a grande maioria dos casos.

Geralmente os sintomas da doença acabam surgindo depois de umas duas ou três semanas de contato com o vírus. O inchaço já citado costuma aparecer como o primeiro e mais nítido sintoma da doença. Mas além disso existem alguns outros problemas também podem aparecer junto com a caxumba, como a febre, a dor de cabeça, uma fraqueza e também a perda de apetite decorrente da dor ao mastigar e engolir.

Não existe um tratamento específico para esta doença, portanto é fundamental que os pais vacinem seus filhos para evitar que eles acabem contraindo a caxumba. Assim como a grande maioria das infecções que são causadas por um vírus, o próprio organismo das pessoas acaba se encarregando de resolver o problema.

A grande maioria das crianças e dos adultos acabam conseguindo ficar curados depois de duas semanas, sendo que os remédios que podem ser administrados são apenas para aliviar os sintomas da infecção, como a febre e a dor.

Deixe um Comentário: