Como descobrir o que causa Alergia – Dicas

A alergia ou reação alérgica é uma doença que afeta a milhares de brasileiros e tem como causa a produção exagerada de anticorpos, a imunoglobulina E (IgE).

Como se sabe pela biologia básica, o anticorpo tem como função de proteger o indivíduo, mas, quando esses elementos são produzidos em excesso, podem induzir uma agressão ao organismo.

“Por uma característica genética, algumas pessoas produzem muito mais defesa do que o necessário para a proteção, o que leva a uma reação inflamatória muito intensa. Essa situação se chama crise alérgica”, relata o Dr. Izidro Bendet, imunologista do Delboni Medicina Diagnóstica.

Como descobrir o que causa Alergia - Dicas

Elementos para descobrir o que causou a alergia

Muitas vezes não se sabe/descobre o que causou a reação alérgica, por isso, existem exames que tem a função de determinar o que ocasionou a alergia, para assim, ser mais fácil combatê-la. O mais moderno deles é o Isac, pois consegue determinar entre muitos fatores, qual deles é o causador da alergia.

Ele utiliza em apenas uma única dosagem 112 componentes de 51 alérgenos diferentes em um único teste.

Uma grande vantagem é que ele utiliza uma quantidade muito pequena de sangue, apenas 30 microlitros, que pode ser obtida por punção digital, sem precisar furar a veia”, detalha o médico.

Com isso, se consegue descobrir o que está causando a alergia e assim combatê-la. O problema é que o Isac ainda é muito caro, então, outras formas de se descobrir o que causa uma alergia ainda são usadas.

Uma delas é uma velha fórmula da tentativa e erro, o paciente come uma pequena quantidade do alimento o qual se supõe que ele seja alérgico e se espera para ver qual a reação do corpo, se for demostrada qualquer sintoma após o consumo do alimento, a alergia está comprovada, senão, tenta-se outro alimento que se imagine que seja o causador da enfermidade, até conseguir descobrir qual seja.

Existe ainda uma fórmula que é o teste de contato, no qual é feito um furinho na pele e dentro desse furinho aplica-se o extrato do agente que pode causar alergia e verifica-se alguma irritabilidade na região, o mesmo princípio do teste acima citado.

Além disso tudo, o histórico familiar também conta bastante para se chegar a uma conclusão de qual alergia a pessoa tenha.

Essas são formas de se descobrir o que causou a alergia em uma pessoa e são ferramentas poderosas para a melhora da qualidade de vida de quem é alérgico.

Deixe um Comentário: