Como funciona o fies? Como conseguir?

O Fies é um programa do Governo Federal que foi criado no ano de 1999 para substituir os programas falidos de crédito educativo. O objetivo principal do programa é financiar a graduação de ensino superior de estudantes que não possuem as condições mínimas de arcar com os custos de sua formação.

A partir do ano de 2010 o programa começou a contar com um novo formato, e agora o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o mais novo Agente Operador do Programa e seus juros caíram bastante para 3,4% ao ano. Além de tudo isto, os financiamentos podem ser solicitados em qualquer período no decorrer do ano.

Como funciona o fies

Quem pode participar do processo.

Podem participar deste processo todos os alunos que estiverem regularmente matriculados em instituições consideradas não gratuitas a cadastradas no Fies e tiverem uma avaliação positiva em processos que são conduzidos através do MEC.

Como participar do processo.

Para participar do processo é muito simples, através de um processo de seleção, é possível optar pelo Fies, geralmente o processo de seleção envolve o ENEM para a aprovação dos candidatos.

O que o Prouni?

Saiba que o Prouni também concede o financiamento aos estudantes selecionados através do Fies. Os matriculados em cursos de graduação, regularmente podem receber bolsas de estudo no valor de 50% de sua mensalidade na instituição.

O Fies poderá ser utilizado por todos os estudantes para pagamentos equivalentes de 25% do valor de mensalidade. Os bolsistas parciais do Prouni não participam dos processos de seleção regulares do Fies, sendo assim designados períodos específicos para a concessão dos créditos.

Após o período de estudos, na chamada fase de amortização, o saldo devedor deverá ser parcelado. Seu limite é algo equivalente a três vezes o período de duração dos cursos financiados mais um ano. Se seu curso for de cinco anos e é financiado integralmente, o estudante deverá ter até 16 anos para quitar a sua dívida.

É possível ainda se simular o financiamento, basta apenas indicar a quantidade dos semestres de cursos e também os semestres já cursados, caso o estudante seja bolsista do Prouni ele poderá optar por um valor x para financiar de seu curso. Para maiores informações acesse www.fies.com.br.

 

Deixe um Comentário: