Como proteger sua rede wifi?

Hoje em dia é muito comum que as pessoas tenham uma rede Wi-fi na sua casa, seja através dos modens que são oferecidos pelas próprias empresas que prestam o serviço de banda larga ou então aqueles que compram o seu próprio modem ou o seu próprio roteador para garantir que a casa toda tenha acesso a internet sem fio.

Mas o grande problema é que geralmente o alcance de uma determinada rede wifi acaba sendo mais amplo do que os limites da casa onde a pessoa mora. Com isso, a chance que o vizinho tenha acesso e roube o sinal é muito grande.

Como proteger sua rede wifi

Mas o problema não está apenas no fato do vizinho ter acesso a uma internet sem pagar e deixar a sua conexão mais lenta, a rede Wi-fi que pode ser acessada por outras pessoas coloca o usuário em risco, uma vez que isso facilita bastante as invasões não autorizadas, por exemplo.

É claro que para conseguir invadir a rede alheia as pessoas precisam ter conhecimentos avançados de informática. Mesmo assim, é sempre importante se precaver. Confira algumas dicas interessantes para proteger a sua rede wifi:

Criptografe suas informações

Algo que os usuários poderão fazer é atualizar os chamados protocolos de segurança, que são os responsáveis por criptografar as informações de uma forma que, mesmo capturadas, elas não possam ser compreendidas. Para atualizar seus protocolos de segurança, basta acessar o site da fabricante do seu modem.

Cuidado com o filtro MAC

Este tipo de filtro geralmente já está ativada nos modens e oferecem uma proteção adicional para evitar que as pessoas acessem o seus dados. Mas é importante deixar claro que nem sempre este filtro pode ser considerado confiável 100%. Portanto, é recomendado que as pessoas utilizem outras opções de filtros para aumentar ainda mais a proteção.

Desative recursos de administração remota do roteador

Este tipo de recurso foi criado pensando no suporte técnico, mas também pode acabar significando uma grande porta de entrada para os invasores. Por isso, a dica é desativar estes recursos. Procure orientações junto ao fabricante do seu modem ou roteador.

Deixe um Comentário: