Como reduzir o consumo do ar condicionado?

Confira nossas dicas e veja como reduzir o consumo do seu ar condicionado,economizando na conta de luz!

A conta de luz nunca foi barata no Brasil, e em períodos de calor isso costuma ficar ainda pior, pois aumenta a utilização de ar condicionado, que ao lado de geladeiras e chuveiros, é o que mais consome energia. Neste artigo você vai conhecer dicas para diminuir esses gastos.Sim, é possível reduzir o consumo do ar condicionado se você levar essas dicas em consideração, acompanhe conosco!

 

Problemas na conta de luz

O ar condicionado é um dos grandes vilões na conta de luz, e isso ocorre principalmente durante o verão, quando a sua utilização é mais comum. Algumas famílias relatam que o valor pago por mês chega a aumentar em 30% nos períodos mais quentes, quando o ar fica ligado ao menos durante o período noturno.

unnamed

Faça manutenção no seu equipamento

Assim como todos os tipos de aparelho, o ideal é manter o ar condicionado funcionando em sua forma plena, e isso inclui a manutenção de tempo em tempos. E isso pode ser feito por você mesmo, sem a contratação de um técnico. Limpe os filtros de ar, isso irá diminuir a pressão necessária para o funcionamento correto dos ventiladores. Confira as serpentinas, pois elas são fundamentais para a circulação de água. E por fim, confira o acumulo de água no sistema, que além de aumentarem o consumo de energia, podem fazer mal para a saúde, pois gera bactérias.

 

Verifique a instalação do ar condicionado

Um item que sempre deve ser considerado para a economia de energia é a instalação correta dos aparelhos elétricos. Uma dica para a hora da compra de um equipamento é verificar se possui o selo A do Inmetro, dessa forma irá utilizar menor energia. Na parte da instalação você pode contratar um técnico para verificar a saída do ar quente, conferir a distancia para o piso, que deve ser próxima de 2 metros, e verificar a rede elétrica, que pode ser fraca para a potência do seu aparelho.

 

Outras dicas

Sempre que o ar condicionado estiver ligado, mantenha as portas e janelas fechadas, para diminuir a entrada de ar quente. Tente manter a temperatura entre 22º e 24º, pois calor ou frio de mais irá aumentar o consumo de energia. Evite que o sol chegue ao ambiente, e proteja a parte externa do aparelho, mas nunca tranque as saídas de ar. Se o seu aparelho apresenta consumo excessivo de energia, procure um técnico imediatamente, em alguns casos será necessária à troca de alguma peça. Esses problemas também podem causar dificuldades para atingir a temperatura desejada

Uma dica interessante, é pedir a um eletricista que venha a sua casa testar o consumo de toda a casa, pois muitas vezes o grande vilão do consumo pode ser uma lâmpada mais antiga com fiação gasta ou outro aparelho com problemas. nem sempre o vilão é o ar.

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam economizar!

Deixe um Comentário: