Como saber se estou grávida? Testes caseiros

Vivemos na chamada era da informação. As pessoas, especialmente os jovens, sabem tudo. E, se não sabem, basta sacar o seu smartphone e dar uma rápida pesquisada no Google para encontrar as respostas para os seus questionamentos. Mesmo assim, muitos ainda persistem em cometer erros que podem acabar mudando a vida deles para sempre.

Um destes erros, muito comum nos dias de hoje, é o sexo sem proteção. Além das doenças que acabam sendo transmitidas desta forma e que hoje são consideradas até epidemias em determinadas partes do mundo, as mulheres correm o risco de engravidar. E isso acaba mudando tudo, pois ela passa a ser responsável por uma vida.

Como saber se estou grávida

E quando elas acabam fazendo sexo sem proteção, quase sempre acaba surgindo a dúvida se elas podem realmente estar grávidas ou não. Existem basicamente dois exames diferentes que podem afirmar para as mulheres se elas estão grávidas ou não. O primeiro deles é a chamada Dosagem sanguínea ou urinária do hormônio hCG (Beta-hCG).

Este é o nome do hormônio que começa a ser fabricado pelo organismo assim que o embrião implanta-se no útero. Na medida que a gravidez acaba avançando em termos de tempo, a quantidade de hCG acaba aumentando consideravelmente no organismo da mulher, e com isso ele passa a se tornar mais fácil de ser identificado.

A sua detecção pode ser obtida através de exames de sangue ou urina (parte do hormônio é filtrado pelos rins e excretado na urina). O Beta-hCG é uma fração da molécula hCG que também pode ser usada para doseamento. Tanto o hCG quanto o Beta-hCG podem ser usados para o diagnóstico de gravidez. Esta costuma ser a base para que os tradicionais exames de farmácia acabem funcionando.

Mas um dos exames mais confiáveis quando o assunto é confirmação da gravidez é a ultrassonografia do útero, que basicamente é o exame que permite com que as pessoas consigam enxergar boa parte do que está acontecendo dentro do útero. Se houver uma criança ali, ele costuma aparecer, mas apenas depois de algumas semanas de gestação.

Deixe um Comentário: