Como tirar o cartão cidadão?

Nos últimos anos foram criados diversos benefícios sociais para as mais variadas pessoas, sendo que estes foram somados a uma série de benefícios sociais que já existiam. Para facilitar a vida do cidadão, as formas de pagamento destes benefícios acabaram mudando ao longo dos anos. O cartão magnético acabou substituindo o pagamento feito diretamente em dinheiro ou em cheque, por exemplo.

O cartão cidadão foi basicamente criado com o objetivo de se tornar uma forma das pessoas receberem os mais variados tipos de benefícios pagos pelo governo, sem que elas precisem ter um tipo de cartão diferente para cada benefício pago. O cartão cidadão é um cartão magnético que permite com que as pessoas saquem determinados pagamentos diretamente nos terminais de autoatendimento, por exemplo.

Como tirar o cartão cidadão

Dentre os benefícios que podem ser sacos utilizando o cartão cidadão estão os valores pagos pelo FGTS, ou então os rendimentos do PIS, ou ainda o abono salarial e também as parcelas do seguro-desemprego, dentre uma série de outros. A movimentação acontece como se as pessoas estivessem movimentando uma conta corrente ou uma conta poupança.

Como fazer o cartão cidadão?

O cartão cidadão é emitido pela Caixa, uma vez que este é o banco do governo que administra o pagamento de todos os benefícios sociais e trabalhistas. Portanto, as pessoas que ainda não possuem este cartão devem solicitar diretamente para a Caixa, para que eles possam mandar fazer o cartão nominal, com os dados do cidadão.

A solicitação para o cartão cidadão pode ser feita pelo telefone, através do 0800-726-0207. No momento da ligação, é importante que o cidadão tenha, em mãos, o número do seu PIS, já que o atendimento vai precisar desta identificação para dar seguimento ao procedimento de solicitação do cartão.

Além disso, o cidadão também poderá se dirigir a qualquer uma das agências da Caixa para pedir o seu cartão. Neste caso será preciso levar a carteira de identidade, a carteira de habilitação ou a carteira de trabalho novo modelo. O número do PIS também deverá ser levado no momento do atendimento.

Deixe um Comentário: