Curso Ciências Moleculares – Melhor Curso do Brasil

Os Cursos voltados para as áreas de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (USP) foram criados através de uma gestão de reitoria com formatos bastante originais, o que ainda se esperava que pudesse servir de um grande paradigma para outros tipos de mudanças de ensino de graduação voltados para alunos da USP.

Este é um curso sempre muito bem conceituado pelos diversos especialistas do assunto, e ainda forma diversos profissionais pesquisadores bem sucedidos.

Curso Ciências Moleculares

Como surgiu o curso

Todo o curso existente acabou se originando de todas as discussões que foram ocorridas na instituição, e houve uma preocupação de formar os estudantes com visão que fosse de cunho multidisciplinar e que poderia ser necessário se desmontar toda a estrutura dos currículos dos cursos centralizados em departamentos diferenciados. E para tudo isto seria importante desmontar uma estrutura curricular de cursos centrados em departamentos.

Uma outra motivação para que se pudesse criar o curso foi identificar e desenvolver uma série de formas diferenciadas para estimular os estudantes que são bem formados e interessados a avançar em todas as fronteiras de seu conhecimento. A instituição busca que o aluno procure investir e ir além do seu plano de curso. Partindo para um pressuposto que neste tipo de curso, os conteúdos são considerados como dominados e eventuais lacunas poderiam ser reestabelecidas através de orientações de docentes.

 O que se estuda no curso

No curso são estudadas todas as grandes áreas de ciência, dentre elas as áreas de ciências, química, biologia, entre outros. E diferentemente dos cursos que são realizados de forma usual no Brasil e que são restritos as áreas, é possível se estudar as macroáreas, ou seja, as áreas de meio ambiente, zoologia, entre outras áreas. A microárea por sua vez, procura investir em áreas de biologia molecular, e celular, a microbiologia, entre várias outras áreas.

A grande ideia é procurar formar um profissional que seja entendido em todas as microáreas, e que saiba manipular a física, a química e a biologia, tudo ao mesmo tempo. Com isto o curso de ciências físicas e biomoleculares é baseado em uma série de outros cursos parecidos e ainda já existentes no exterior.

Deixe um Comentário: