Curso Engenharia de petróleo – Mercado de Atuação

Os profissionais Engenheiros de Petróleo e gás atuam de forma direta nas mais diferentes fases de cadeias de produção de petróleo, bem como de gás natural e de biocombustível. É este profissional que deverá planejar e coordenar toda a execução de atividades que são relacionadas para a pesquisa de novas jazidas e ainda a uma produção do petróleo, bem como de gás natural, atuando tanto na sua exploração, como na produção, no transporte, no refino, entre outros.

O profissional ainda realiza estudos geológicos e avalia toda a viabilidade necessária e técnica para extrair os combustíveis fósseis.

Curso Engenharia de petróleo

As áreas de atuação dos profissionais

Como principais áreas de atuação estes profissionais deverão realizar uma prospecção de reservatórios utilizados.

A extração do petróleo e do gás, bem como desenvolvimentos de equipamentos determinados.

O profissional deverá trabalhar ainda no transporte e na distribuição de petróleo e gás, bem como no refino de materiais e comercialização.

Onde estão os melhores cursos?

Os melhores cursos estão disponíveis através da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Campos Dos Goytacazes – RJ.

Anualmente são oferecidas mais de 15 mil vagas para preenchimento, onde a duração do curso é um equivalente de cinco anos. São mais de 18 mil candidatos que concorrem nos processos de seleção.

Um breve apanhado sobre o curso

Todas as aulas surgem de forma recheada de cálculos, principalmente durante os dois primeiros anos. Além disto estuda-se as áreas de física, química, geologia, geometria, álgebra, estatística, mecânica e ainda os fenômenos de transporte.

Com isto a partir do terceiro ano entram matérias específicas diferenciadas, como por exemplo as fontes alternativas de energia, técnicas de exploração e refino de petróleo, prospecção de petróleo, matérias na indústria de petróleo, métodos de elevação, entre outras particularidades. Em toda a sua grade curricular estão disciplinas ligadas de forma direta a gestão de negócios, como por exemplo o marketing, o empreendedorismo, a gestão ambiental, o direito internacional. Os estágios e trabalhos de conclusão de curso, tudo isto é obrigatório para se formar nesta interessante graduação.

 

Deixe um Comentário: