Curso Informática biomédica

A área de informática biomédica é uma área que cuida de todo o desenvolvimento de softwares e de equipamentos determinados para a sua utilização em área biológicas e médicas.

Este profissional fica habilitado para criar softwares que poderão otimizar os seus trabalhos em hospitais, centros laboratoriais, e ainda núcleos de pesquisas determinados. Desta forma é possível se aliar os conhecimentos de Ciências da Computação e ciências médicas, criando e adaptando os seus equipamentos eletrônicos e móveis para realizar os seus exames.

Curso Informática biomédica

Como é o mercado de trabalho para os profissionais que atuam na área de informática biomédica?

São vários os serviços de saúde que dependem cada vez mais das áreas de informática, e o mercado inclusive carece de profissionais deste segmento. Toda a demanda para o mercado é específica nas áreas de pesquisa e desenvolvimentos de sistemas computacionais que são voltados para uma aplicação de biociências.

O mercado principal está em várias empresas que poderão desenvolver os softwares específicos para todas as áreas de saúde, sempre empregados por clínicas médicas, hospitais e também os centros de saúde. Os empregadores estão localizados principalmente no estado de São Paulo capital, existem oportunidades disponíveis nas filiais da empresa que estão espalhadas pelo Brasil e no exterior também.

A remuneração inicial é equivalente de R$ 3 mil reais.

Um pouco sobre o curso

O curso é oferecido apenas em duas instituições no Brasil, e o mais importante é oferecido na USP de Ribeirão Preto, e o bacharelado deverá ter com isto três fases. A fase que é considerada básica de dois anos, composta principalmente por disciplinas voltadas as áreas de ciências de computação, temos uma segunda fase onde o aluno estuda a disciplinas de sinais e imagens médicas, e a última etapa de curso é equivalente ao seu projeto de graduação.

Este curso conta também com módulos de formação complementar totalmente obrigatória, e ainda uma formação optativa diferenciada, é exigido a entrega de um trabalho de conclusão de curso. A duração média de curso é de quatro anos.

O profissional habilitado poderá criar softwares específicos para as áreas de biotecnologia, como construir bancos de dados. O curso como citado anteriormente é oferecido pela USP no endereço www.usp.com.br.

Deixe um Comentário: