Curso Produção de materiais plásticos (tecnologia)

O profissional Técnico em Materiais Plásticos e polímeros nada mais é do que um profissional que está habilitado para atuar em diversos tipos de empresas e entidades diferenciadas, estas que são totalmente ligadas para as transformações dos termoplásticos, o que são projetos para moldes, desenvolvimentos, preparações e análises de matérias primas e controles de qualidade.

Os profissionais são totalmente habilitados para atuar na produção dos serviços de vários tipos de segmentos de mercado ligados para a indústria do plástico, sempre procurando acompanhar novas tendências de forma tecnológica.

Curso Produção de materiais plásticos (tecnologia)

Quais são as atribuições existentes para este profissional?

Dentre as atribuições diferenciadas e oferecidas para este profissional da área de plásticos e polímeros, ele deverá saber que diante de outras coisas, é importante selecionar o material plástico que seja o mais adequado possível para um tipo de aplicação em funções de requisitos de desempenho de produtos finais. Outra particularidade é que é importante se desenvolver formulações  de compostos considerados polimétricos para melhorar o desempenho e possibilidades de materiais plásticos.

Além disto é possível se aplicar, planejar e controlar os processos de fabricação de materiais plásticos buscando por uma série de soluções para possíveis problemas em equipamentos envolvidos. Outra particularidade é que é possível se desenvolver e controlar todos os processos de reciclagem de materiais plásticos de pré consumo e pós consumo.

Como é o mercado de trabalho para este profissional?

Para este profissional a indústria petroquímica e siderúrgica são as áreas que mais oferecem vagas de emprego, o que cada vez mais está em evidência pelo aquecimento da economia nacional, tudo isto vem encontrando boas oportunidades para o trabalho. A Vale por exemplo, é considerada como uma tradicional empresa  neste ramo de negócios.

Os profissionais engenheiros são procurados para trabalhar nos projetos desenvolvendo e produzindo novos materiais bem como realizar o controle de processo e a fabricação de novos produtos.

As regiões de São Paulo devido basicamente a seu parque industrial concentra uma boa parte das vagas de emprego. Já no Rio de Janeiro a presença da empresa CSA aumenta todas as oportunidades. São várias as instituições que oferecem estes tipos de curso, em especial as instituições federais de ensino superior.

 

Deixe um Comentário: