Curso Superior de Engenharia Elétrica – Onde atuar?

Esta é uma área específica da engenharia que lida de forma direta com toda a geração, transmissão e também o transporte bem como a distribuição de energia elétrica. Com isto o engenheiro eletricista tem como atribuições planejar, supervisionar e ainda executar projetos específicos nas áreas de eletrotécnica, tudo o que é relacionado a potência e energia.

Este profissional ainda deverá participar de projetos e de construções de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, além de atuar nas concessionárias de energia. Este profissional que conta com esta graduação, encontra emprego nas principais empresas de telecomunicações, desde as fábricas de celulares até mesmo operadoras de sistemas de comunicação, indústrias de equipamentos, bem como as fábricas de motores e geradores de energia.

Curso Superior de Engenharia Elétrica

O mercado de trabalho para os profissionais na área de Engenharia Elétrica

Como em todas as outras áreas de engenharia, o mercado de trabalho para estes profissionais está muito em evidência, com isto alguns dos fatores importantes aquecem muito a área, como o grande boom de construção civil, investimentos em infraestrutura com um destaque para a energia, além de uma ampliação de serviços de telecomunicação e inovação de tecnologia das indústrias.

As maiores condições diferenciadas de emprego estão voltadas para o setor privado, onde as empresas voltadas para as áreas de tecnologia da informação bem como em construtoras, mas com um grande mercado de trabalho para este engenheiro. Um outro empregador de grande destaque é a segmentação de automação industrial, as suas ofertas concentram em polos industriais das regiões sul e sudeste.

O que o profissional habilitado nesta área poderá fazer?

Os profissionais habilitados na área de automação poderão por exemplo projetar equipamentos de forma eletrônica que são destinados a automação das linhas de produção industriais.

Podem atuar também nas áreas eletrônicas desenvolvendo circuitos para uma aquisição de dados, como por exemplo de sistemas de áudio, temperatura, pressão e umidade, tudo isto o que é voltado para uma ampliação de redes de alta tensão.

Os profissionais podem também atuar na área de instrumentação, onde é possível se projetar, e desenvolver seus equipamentos para realizar as medidas, além de registrar seus dados e seus atuadores.

 

Deixe um Comentário: