Curso Superior Engenharia Cartográfica – Conheça os detalhes

Este é um ramo da engenharia que tem como objetivo captar e analisar os dados geográficos para uma elaboração existente de mapas. E este profissional com uma base na realização de pesquisas de campo e de cálculos, orienta e também dirige, além de supervisionar todos os levantamentos realizados e uma análise e interpretação de aspectos de cunho geográfico e também físico, de uma vegetação e uma região determinada para a produção de cartas impressas ou mesmo digitais.

Seu trabalho ainda deverá servir de base para profissionais na área de engenharia civil, onde ele deverá contar com todas as condições necessárias para construir prédios, estradas, barragens ou ainda redes de água, esgoto e energia elétrica.

Curso Superior Engenharia Cartográfica

 

Este profissional deverá também estar apto a realizar a orientação de vários tipos de projetos de loteamento e poderá definir ainda um traçado de todas as cidades. Este profissional ainda deverá prestar consultoria para prefeituras, indústrias e também grandes construtoras. Atuando na criação, na organização bem como toda a atualização dos arquivos de informações geográficas, e também topográficas.

Como é o mercado de trabalho para o engenheiro cargotráfico?

Todas as prefeituras municipais, principalmente quando falamos de cidades do interior, requisitam bastante estes profissionais. E este profissional ainda é muito solicitado para realizar atividades como por exemplo fazer o cadastro tanto de cunho técnico como rural e também urbano dos municípios.

Uma demanda de trabalho existe em todo o país, mas é importante se dispor também da trabalhar em locais que não oferecem sempre uma estrutura adequada para o sistema. Com isto conviver com condições adversas é uma realidade, e este profissional quando formado deverá ficar bem preparado para tudo isto.

A remuneração inicial oferecida deverá ficar no valor de R$ 3 mil reais iniciais.

Um pouso sobre o curso

Com relação ao curso, todas as disciplinas básicas das engenharias, como por exemplo as matemáticas, física, e desenho, sempre ficam somadas as matérias de formação profissional e de áreas específicas, tudo o que é relacionado com as coletas e análises de dados espaciais. Para que este candidato aprofunda todos os seus conhecimentos relacionados a geodésia, bem como a topografia, ao geoprocessamento, e a cartografia.

 

Deixe um Comentário: