Curso Superior Engenharia da qualidade – O que é?

Os profissionais habilitados na área de engenharia da qualidade atuam de forma direta em uma elaboração de projetos diferenciados, bem como a fabricação e a manutenção determinada de peças, sistemas mecânicos diferenciados, energéticos e ainda peças. Caberá principalmente para este profissional habilitado na área de Engenharia Mecânica supervisionar todas as produções voltadas da indústria mecânica.

Analisar a qualidade dos cálculos de quantidades de matéria prima necessária para produzir de forma industrial os sistemas, tudo isto é feito por estes profissionais, estes que providencial também alguns moldes de peças que são fabricadas no mercado. Uma outra tarefa bastante interessante é procurar criar protótipos e ainda testar produtos que são obtidos, tudo através de normas e procedimentos de segurança para uma produção, tudo o que é definido por engenheiros.

Curso Superior Engenharia da qualidade

Todo o controle de qualidade, bem como as análises determinadas de resistência dos materiais, é uma função específica dessa engenharia, o que também poderá calibrar e conferir acima de tudo todas as suas medidas. Este profissional trabalha também em um conjunto com todos os engenheiros eletricistas de materiais, de produção e também de automação dos sistemas.

Os mercados para a área de engenharia de qualidade cada vez mais estão aquecidos, e principalmente em todas as montadoras de automóveis, as fábricas de autopeças e também de alumínios. O trabalho voltado aos projetos de linhas de produção, bem como a análise da qualidade do trabalho das máquinas e o emparelhamento também é algo muito rentável e diferenciado.

Todos os impulsos de setores imobiliários elevam uma maior procura por engenheiros mecânicos que são especialistas em maquinários pesados. E por isso a região Sudeste, por ser considerada como o maior polo da indústria nacional, principalmente as regiões do ABC Paulista acabam empregando mais e mais profissionais. Toda a demanda dos estados do Sul também vem incluindo profissionais para atuar na indústria de automóveis e de equipamentos.

A expectativa de remuneração inicial oferecida é equivalente a R$ 3 mil reais.

Das instituições mais importantes do país com este curso podemos citar:

Região Sudeste

Espírito Santo: UFES, IFES, UVV, FAESA.

Minas Gerais: UFMG, UFOP, UFJF, UFSJ, UFU, UFV, UFTM, UFVJM, Unifei, Cefet-MG, PUC-Minas, UNA.

Rio de Janeiro: UFF, Uerj, PUC-Rio, UFRJ, IME, UCP, UGF, Estácio, UCAM.

São Paulo: Unesp, Unicamp, USP, Mackenzie, UFSCar, UniABC, Unip, ITA, USJT, Uninove, UniTau, UMC, Unisal.

 

Região Sul

Paraná: UFPR, UTFPR, UEM, Unioeste, PUCPR, UTP, UP.

Rio Grande do Sul: UFRGS, UFSM, Unipampa, Furg, IFRS, IFSul, PUCRS, UniSinos, UPF, UCS, Ulbra, Feevale, Unisc, URI, UniRitter, UniVates.

Santa Catarina: UFSC, Udesc, Univille, Univali, Unoesc, UnoChapecó, CatólicaSC.

Deixe um Comentário: