Curso Superior Engenharia de alimentos – Saiba mais

Os profissionais habilitados na área de Engenharia de Alimentos atuam na produção de uma série de técnicas e também de máquinas para a industrialização e conservação dos seus alimentos. Por isso conheça a seguir mais sobre esta carreira que está em grande evidência hoje no mercado.

 Conheça um pouco mais sobre a carreira de Engenheiro de Alimentos

Este profissional é o responsável por todo o estudo técnico realizado das características de alimentos, e ainda por um desenvolvimento de vários tipos de métodos diferenciados e de máquinas de industrialização para os setores de alimentos.

Curso Superior Engenharia de alimentos

Com isto, ao contrário dos nutricioniostas, que acabam vendo o alimento do ponto de vista nutricional e da saúde, os engenheiros de alimentos veem a comida como uma matéria prima para a indústrias.

O profissional engenheiro de alimentos deverá também ser um profissional considerado multidisciplinar em sua natureza, e ele precisa ainda utilizar os conhecimentos em áreas de química, biologia, física bem como matemática em todos os seus projetos determinados.

E como o objetivo da área de engenharia de alimentos é oferecer alimentos que sejam industrializados de grande qualidade,  bem como uma boa conservação e qualidade nutricional, todos os aspectos devem ser bem estudados e levados em conta.

Sobre o curso de engenharia de alimentos

Com relação ao curso de engenharia de alimentos, a formação é considerada como multidisciplinar, e o aluno teria ainda aulas principalmente voltadas para cálculo, bem como de física e química.

A partir do seu terceiro ano o curso deverá ser voltado para áreas mais práticas, focados sempre em técnicas que são mais ligadas para o ramo de engenharia de alimentos, em si, bem como a manipulação química de alimentos, além de técnicas de armazenamento, conservação bem como tecnologias de embalagens.

Para finalizar ainda, o ciclo de aprendizado o profissional conta com noções básicas voltadas para administração e economia, e preparam o engenheiro para atuar como seu empreendedor.

Com relação as especializações, o profissional deverá ser especializado na área de automação de processos de produção de alimentos, áreas de planejamento agroindustrial, áreas de pesquisas e desenvolvimento de embalagens e produtos, controles de qualidade de alimentos, além do tratamento dos resíduos e de despoluição.

 

 

Deixe um Comentário: