Curso Superior Engenharia de Áudio – Área de Atuação

A Engenharia de Áudio lida diretamente com toda a manipulação de som. E devido a todo o seu trabalho realizado, este profissional também é chamado de engenheiro de som. Um profissional habilitado nesta área precisa lidar com toda a manipulação e gravação de som através de formas elétricas e eletrônicas.

Todos os conhecimentos básicos de um engenheiro de áudio devem incluir a engenharia elétrica, a engenharia acústica, a psicoacústica, a informática e a música. Outra particularidade é que é bem importante se ressaltar que toda a engenharia elétrica, acústica, psicoacústica, além de música.

Curso Superior Engenharia de Áudio

 

É bem importante se ressaltar que a engenharia de áudio é bem diferente de engenharia acústica. o que Difere uma área da outra é que o último acaba trabalhando com uma qualidade de som, o que inclui ruídos e uma pureza, além de um design de ambientes determinados.

Como é realizado o trabalho do profissional em Engenharia de Áudio

Todo o trabalho que é realizado de um engenheiro de áudio acaba envolvendo uma série de criações determinadas, bem como a instalação e a operação dos equipamentos de gravação e toda a manipulação do áudio, além de contar com diversos tipos de equipamentos para transmissão e a emissão de áudio.

Dentro de um estúdio por exemplo, os profissionais engenheiros são responsáveis por atuar em toda a parte técnica existente da gravação, além de manipulação, mixagem e masterização de som. Os engenheiros de áudio ainda tem um campo de trabalho bastante extenso, o que inclui a produção de áudios para filmes e televisão, áreas voltadas para som ao vivo, a produção para rádio, propaganda multimídia e a criação de efeitos visuais e de música.

Além disto o áudio opera as mesas de mixagem, microfones e softwares de manipulações digitais, equipamentos para a gravação analógica bem como os alto falantes, e equipamentos de forma periférica para os ajustes de som serem realizados.

No caso de um estúdio, o engenheiro de áudio trabalha com o produtor de álbuns e ainda se encarrega de todos os aspectos considerados como técnicos de sua gravação, e assim é uma carreira com bastante reconhecimento e uma remuneração bastante atraente.

 

Deixe um Comentário: