Curso Superior Engenharia de Controle e Automação – Onde fazer?

Estre é o ramo de engenharia que desenvolve e ainda executa todos os projetos voltados para a automação industrial. Este profissional que é considerado como engenheiro de controle e automação tem como projetar e ainda operar os equipamentos que são utilizados em processos de forma automatizadas de indústrias de forma geral.

Este profissional ainda é o responsável por uma programação de máquinas e por toda a adaptação dos softwares e processos de cunho industrial. Nas empresas já automatizadas, este profissional está habilitado a redimensionar, operar e ainda a manter todos os seus sistemas e seus equipamentos já instalados.

Curso Superior Engenharia de Controle e Automação

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Controle e Automação

Os vários setores determinados de petróleo e gás, bem como a manufatura, a mineração e a metalurgia acabam empregando por sua vez os profissionais para trabalharem em uma manutenção de equipamentos e em todo o desenvolvimento determinado de softwares e também de sistemas determinados de automação. Existem duas áreas que oferecem um grande potencial para os profissionais, as indústrias portuárias e também demóticas, que atuam na pesquisa e desenvolvimentos de automação de rotinas e também tarefas de cunho doméstico. As regiões Sul e Sudeste bem como a Zona Franca de Manaus são as regiões que oferecem as maiores e melhores oportunidades de emprego.

A remuneração inicial oferecida é equivalente de R$ 4 mil reais para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.

As melhores instituições são:

RJ Rio de Janeiro UFRJ, SC Florianópolis UFSC, SP Campinas Unicamp, São Carlos USP Eng. Mecatr.

Um pouco sobre o curso

Nos seus dois primeiros anos de estudos temos muitas aulas teóricas de matemática, física, química, e muitos conteúdos determinados de informática. E a partir do terceiro ano temos disciplinas de computação, engenharia mecânicas e mecatrônicas, já em laboratório os alunos aprendem com isto a desenvolver e controlar as máquinas que são operadas eletronicamente. E o estágio e trabalhos de conclusão são obrigatórios.

A duração média de cursos é equivalente de cinco anos, e existem várias especializações que poderão também ser realizadas neste tipo de curso.

 

Deixe um Comentário: