Curso Superior Engenharia de minas – Você conhece?

Esta é uma área de engenharia que acaba se ocupando principalmente da pesquisa, bem como de prospecção de extração e ainda do aproveitamento de todos os recursos que são considerados como naturais.

Este profissional ainda estuda toda a possibilidade técnica e econômica de todas as explorações de depósitos minerais. Com isto se for viável ele ainda poderá elaborar e executar todos os processos de extração, bem como escolher os equipamentos adequados e determinar recursos humanos e materiais utilizados e necessários para o trabalho.

Além disto o engenheiro de minas ainda atua em companhias que são mineradoras, mas que poderá trabalhar também em pedr4eiras, construtoras de estradas bem como empresas diversas de demolição. É possível que o profissional ainda lide com tecnologias de última geração, e ainda com a reciclagem dos produtos industriais e ainda a prospecção de jazidas. Toda a legalização ambiental ainda exige que o profissional possa ter como objetivos toda a minimização de impacto de extração sobre o meio ambiente.

Engenharia de minas

Como é o mercado de trabalho para estes profissionais?

Para estes profissionais o mercado de trabalho é um tanto vasto. Além de ter a possibilidade de trabalhar em grandes mineradoras, este engenheiro ainda poderá prestar diversos serviços em vários tipos de empresas de consultoria ou ainda como um profissional autônomo de negócios, nas áreas de licenciamento mineral e ambiental, bem como em assessoria técnica e até mesmo na venda de equipamentos.

A área é bastante aquecida, e com boas ofertas de emprego, as pedreiras e empresas de setor agregado são as principais neste sentido, é possível com isto se ter a contratação para cobrir toda a demanda de materiais por parte de todas as construtoras. Nos estados de Minas Gerais e Pará é possível se concentrar o maior número de vagas da mineração, apesar disto existem boas oportunidades em outras regiões do país e também no exterior.

A remuneração inicial é equivalente a mais de R$ 4 mil reais para uma jornada de seis horas de trabalho diárias.

Como melhores instituições para estudar temos a USP em São Paulo, além da UFMG de Belo Horizonte, a UFRGS no Rio Grande do sul também.

 

 

Deixe um Comentário: