Curso Superior Engenharia de serviços – O que é?

A Engenharia de Serviços é uma classificação de vários tipos de atividades e ainda tarefas voltadas para uma consultoria determinada e também para uma assessoria, em processos e serviços de cunho empresarial.

Este é um termo que cada vez mais vem sendo utilizados, entre empresas que prestam serviços. Desta forma é possível se agregar a esta atividade uma série de conhecimentos e metodologias diferenciadas, tudo isto advindo da engenharia o que caracteriza principalmente uma grande parte de setores de economia onde vem todas estas empresas distintas.

Curso Superior Engenharia de serviços

Como exemplos das engenharias de serviços temos o planejamento estratégico, a elaboração dos fluxos de caixa de negócios, consultorias em gestão empresarial, análises de cenários, cronogramas de atividades, gestões de projetos, entre outros.

Toda a área de engenharia de serviços acaba agregando aos conhecimentos de engenharia econômica, engenharias de valor, bem como administração geral e também de áreas de marketing.

A engenharia de serviços possui um planejamento, e ele fica elencado da seguinte forma:

O sistema deverá mapear, identificando todos os ciclos de trabalho que agregam valores, desenvolvem mapas interdepartamentais iniciais, tratam áreas problemáticas além de criar um modelo preliminar.

São várias as técnicas de planejamento ou de gestão de projetos que nasceram dos processos de engenharias, e que foram ainda adaptados de empresas de engenharia como as montadoras de automóveis por exemplo. Praticamente qualquer área existente que conte com um tipo de planejamento eficiente poderá ser aplicada a engenharia de serviços.

A técnica de qualidade total

Esta é uma técnica tipicamente aplicável em uma fábrica ou linhas de produção, bem como montagens de aparelhos, com isto é possível se obter ganhos e ao invés de montar os aparelhos e somente fazer testes no mesmo quando estiver pronto, realizar testes de qualidade e funcionamento em cada etapa de montagem, é algo fundamental para o sucesso de um produto.

A grande maioria das instituições federais oferecem a pós graduação ou ainda latu sensu para a aplicação de estudos voltados para a engenharia de serviços. E isto poderá fazer toda a diferença nos negócios que acima de tudo devem melhorar e otimizar os trabalhos realizados no dia a dia.

 

Deixe um Comentário: