Curso Superior Engenharia de tecidos – Onde atuar?

Os cursos voltados a Engenharia de tecidos veio para suprir todas as demandas de uma das várias áreas distintas de produção que mais crescem cada vez mais em todo o país.

Para se ter ideia, o Brasil é atualmente o quinto maior produtor têxtil do mundo que fica atrás apenas da China, bem como da índia e dos Estados Unidos. Além disto é o único país do Ocidente a contar com cadeias têxteis completas, desde a plantação do algodão até mesmo os desfiles da passarela.

Engenharia de tecidos

Os profissionais técnicos têxteis poderão atuar tanto em áreas de indústrias, como também de design. Na indústria este profissional poderá gerenciar toda a produção dos fios e tecidos, concebendo todas as cores e todas as suas padronagens, além de pesquisar por todos os novos produtos. Como um estilista o profissional acaba criando peças de vestuário, bem como a sua produção de catálogos e de desfiles. Os profissionais deverão ainda ter uma formação para controlar toda a sua comercialização, desde a sua estratégia das promoções até mesmo uma venda de mercadorias para os consumidores.

Das atribuições deste profissional

Todos os profissionais Engenheiros Texteis projetam algumas instalações determinadas, bem como equipamentos, além de linhas de produção e de tecelagens e indústrias de confecções de roupas. A sua formação é voltada paras toda a visão econômica de forma organizacional e ainda empresarial de toda a sua cadeia têxtil determinada, estando muito apto para trabalhar em uma produção de fios têxteis, bem como malhas e os não tecidos.

Se engana quem pensa que estes profissionais tem um espaço apenas no mundo da moda. Nas áreas de saúde determinados, e pesquisam ainda os novos tipos de gazes e trajes médicos especiais por exemplo. O mercado é muito forte no interior de São Paulo, e na região Sul em Santa Catarina.

A USP é a única instituição de todo o país que oferece os cursos de bacharelado voltado a Tecnologia Têxtil e da indumentária específica. Toda a baixa procura pelo curso fez a USP até mesmo alterar a sua grade curricular inserindo disciplinas de artes e moda.

 

Deixe um Comentário: