Curso Superior Engenharia Estrutural

A Engenharia Estrutural nada mais é do que um ramo de engenharia civil, bem como mecânica, aeronáutica, entre outras áreas de engenharia que se utilizem de cálculos estruturais, sejam de estruturas estáticas ou mesmo dinâmicas, dedicados de forma primária a todos os projetos e cálculos existentes de estruturas.

De uma forma mais simples, existe uma aplicação de mecânica de sólidos aos projetos de edifícios, pontes, muros de contenção, plataformas de petróleo, automóveis, e também outras estruturas determinadas.

Curso Superior Engenharia Estrutural

Sobre a habilitação deste profissional

Este profissional fica bastante habilitado a atuar de forma direta em estruturas, permitindo que a mesma possa atender a toda a sua função primária sem que necessite entrar em colapsos ou mesmo deformar ou vibrar de forma excessiva. Dentre todos os seus limites, os quais devem ser precisamente definidos por todas as suas normas técnicas, os engenheiros estruturais almejam ainda a melhor utilização de materiais determinados e disponíveis, e um menor custo possível deste tipo de construção, bem como de toda a manutenção estrutural.

Como acontecem as etapas do projeto estrutural?

Com relação as etapas dos projetos estruturais, podemos citar que existe a criação de um esquema bastante estrutural, e uma definição de cargas ou de forças que poderão atuar nas estruturas, bem como o cálculo de esforços e deformações determinadas, o dimensionamento de peças estruturais e o detalhamento de todos os projetos determinantes para a sua execução.

Os elementos estruturais

Com relação aos elementos estruturais, de acordo com toda a sua geometria e o tipo de esforços suportados, podemos citar:

A Barra

Esta que nada mais é do que um elemento de forma linear, o que é sujeito a vários esforços longitudinais de tração e compressão, atuam com uma forma isolada ou combinadas. É possível se considerar que todas as vigas e pilares são alguns dos elementos da barra.

Os veios de transmissão

Estes são por sua vez, um elemento linear diferenciado, sujeito diretamente a todos os esforços de flexão determinada, esforços transversos e torção, neste elementos o esforço de torção é desprezado.

Os profissionais neste ramo de negócios, devem atuar para que tudo esteja de acordo e ok para investir em algum tipo de construção determinada.

 

 

Deixe um Comentário: