Curso Superior Engenharia Hidráulica

Esta é a área de engenharia que cuida especificamente da utilização e da gestão de recursos de cunho hídrico. Além de planejar e orientar toda a utilização de águas de bacias hidrográficas, prevenindo diretamente todos impactos negativos que elas poderão sofrer devido a atividades industriais, agrícolas e urbanas realizadas na área.

Este profissional ainda cuida de toda a captação e o transporte, do emprego e o tratamento da água para atender a toda a população e reduzir ou ainda evitar possíveis e eventuais danos ambientais.

Curso Superior Engenharia Hidráulica

 

O profissional deverá calcular toda a demanda e a disponibilidade hídrica de todas as bacias e ainda ajuda na implementação de possíveis políticas de utilização e controle de qualidade de água, como a manutenção e recuperação dos seus mananciais.

Ao lado de todos os profissionais engenheiros sanitaristas e ambientais, os profissionais trabalham também com a recuperação e a manutenção dos recursos.

O mercado de trabalho para os profissionais da área de Engenharia Hidráulica

Todo o território brasileiro guarda mais de 12% de toda a água potável do mundo, e ainda conta com um dos maiores depósitos subterrâneos de água do mundo, o Aquífero Guarani. Toda a necessidade de preservar estes mananciais imensos, e ainda gerenciar uma extração de água de forma sustentável, deverá abrir um bom mercado para profissionais graduados na área de Engenharia Hídrica.

Este profissional poderá acima de tudo trabalhar nas áreas de desenvolvimento tecnológico de ferramentas para avaliação de recursos hídricos e ainda processos envolvidos diretamente com a água. Toda a sua atuação vai desde um planejamento determinado até uma execução dos projetos da área ambiental e área de infraestrutura hídrica. Os setores elétricos de saneamento básico, de portos e hidrovias, e de irrigação acabam contratando estes profissionais. As vagas existem em áreas de todo o país, e a maior parte delas está na região sul e sudeste.

A remuneração oferecida deverá ficar em torno de R$ 4.068 por uma jornada equivalente de seis horas diárias.

A duração média do curso é de cinco anos, e o início do curso, é possível se investir em áreas de matemática, física e também cálculo e química, além das matérias de introdução.

 

 

Deixe um Comentário: