Curso Superior Engenharia metalúrgica – Onde estudar?

A área de Engenharia Metalúrgica é um conjunto de conhecimentos que são empregados em toda a transformação de minérios em metais nobres e ainda ligas metálicas e em todas as suas aplicações consideradas como industriais.

Levando isto em conta com todo o profundo conhecimento dos metais e de todas as suas propriedades distintas, este engenheiro ainda é responsável por todo o beneficiamento dos minérios e ainda por toda a sua transformação existente em metais e nas ligas metálicas. Todos os profissionais desenvolvem e até mesmo poderão adaptar e desenvolver os metais para os seus mais diversos tipos de utilização industrial, seja para a confecção de chapas e vigas para a construção civil, e até mesmo a produção das latas de refrigerantes. A engenharia metalúrgica está presente em praticamente todos os segmentos industriais, e ainda este profissional é um ponto fundamental para as indústrias de base dos setores de metalurgia.

Engenharia metalúrgica

Como é o mercado de trabalho para estes profissionais

O Brasil sem dúvida alguma é um grande explorador dos minérios de ferro e produtores de chapas deste tipo de metal. Este profissional está em grande evidência em todas as funções de grandes investimentos para os setores de petróleo, e ainda em indústrias de cunho automobilístico e naval. Nos setores petrolíferos, o engenheiro metalúrgico ainda desenvolve uma série de materiais petrolíferos mais resistentes para que sejam aplicados em meios de corrosão.

A remuneração inicial do trabalho é equivalente de R$ 4 mil reais iniciais para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.

As melhores instituições são:

MG Ouro Preto Ufop, RJ Rio de Janeiro UFRJ, RS Porto Alegre UFRGS, SP São Paulo USP.

Um pouco sobre o curso

Os primeiros anos ainda são totalmente dedicados a todas as disciplinas consideradas como básicas e determinadas de forma comum a todas as engenharias específicas. E a partir do terceiro ano acabam dominando as matérias que são específicas. Este profissional ainda se dedica a todos os estudos de variáveis de processos de produção de metais e ainda ligas bem como a uma caracterização das propriedades destes materiais. Já no final do curso é exigido deste profissional um estágio e trabalhos de conclusão. A duração média do curso é de cinco anos.

 

Deixe um Comentário: