Curso Superior Engenharia nuclear – Área de Atuação

A Engenharia Nuclear nada mais é do que o ramo de engenharia que desenvolve uma série de novas tecnologias voltadas para áreas de cunho nuclear. Este profissional ainda faz toda a concepção, a construção e todas as operações existentes dos reatores nucleares e também dos equipamentos para a proteção de forma radiológica e de medicina.

Este profissional ainda procura gerenciar todo o seu funcionamento e verificar ainda se todos os aspectos de segurança que são relacionados a utilização do material radioativo poderão ser cumpridas. Este profissional ainda deverá estar apto para trabalhar com a radiação nuclear e ainda administrar toda a sua utilização em outros tipos de ramos, como nas áreas de medicina nuclear, e na conservação dos alimentos e preservação das obras de arte. O profissional ainda costuma trabalhar com equipes diferenciadas de químicos, matemáticos, geólogos e até mesmo profissionais juristas.

Engenharia nuclear

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho está bastante aquecido, e conta com vários empreendimentos neste sentido, como por exemplo a construção das usinas nucleares e o primeiro submarino nuclear fabricado no Brasil. A grande maioria destes profissionais acabam trabalhando em universidades e órgãos públicos diferenciados. Muitos acabam atuando na indústria, em vários tipos de funções determinadas, como por exemplo a análise e o desenvolvimento de projetos de reatores, e na aplicação de radiações de medicina e conservações de alimentos. Existe um grande espaço para profissionais atuarem principalmente no Rio de Janeiro onde existe o maior número de vagas, mas também existe espaço para trabalhar em São Paulo e em Minas Gerais.

A remuneração oferecida é equivalente de R$ 4 mil reais para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.

Um breve aparato sobre o curso

Com relação ao curso, todas as matérias consideradas básicas envolvem as disciplinas de ciências exatas. E além de tudo isto os alunos acabam estudando física nuclear, reatores nucleares, bem como a mecânica dos fluidos, as modelagens e controles de sistemas. A realização de estágios também é algo importante, e a apresentação de projetos de conclusão de curso, o que é obrigatório.

A duração do curso acontece em cinco anos, e a graduação é equivalente de cinco anos.

 

Deixe um Comentário: