Curso Superior Engenharia óptica – Onde cursar?

Todo o campo de Engenharia Ótica tem como objetivos principais pesquisar e ainda desenvolver novas tecnologias, estas novas tecnologias são voltadas exclusivamente a ciência da luz. A grande maioria dos profissionais acabam trabalhando em laboratórios de Física que são altamente sofisticados, estudando o se comportamento da luz e ainda verificando como ela poderá ser manipulada para melhorar todos os sistemas de equipamentos eletrônicos utilizados.

Entre várias tecnologias utilizadas, um engenheiro de dispositivos óticos poderá trabalhar de forma direta e precisa com microscópios, chips de computadores, e ainda linhas de comunicações e de consumo.

Curso Superior Engenharia óptica

O que o profissional precisa ter com relação a atribuições na área de Engenharia óptica?

Os profissionais habilitados na área de Engenharia ótica precisam ficar acima de tudo habilitados e familiarizados com todas as propriedades existentes da luz e da ótica. Muitos especialistas entendem as áreas de Matemática e Física por trás dos seus movimentos de ondas de luz, de transportes, gerações de refração e detecção. Além disto é necessário que o profissional possua bons conhecimentos em química, e eletricidade para estudar as reações das luzes em vários tipos de mídias distintas.

Os profissionais da área trabalham em equipe com outros engenheiros e técnicos. E os membros da equipe acabam criando esquemas detalhados, bem como seu tamanho e forma além de função de todas as suas partes mecânicas em uma peça de equipamento distinto.

Os setores que empregam estes profissionais

Como principais setores industriais que empregam estes profissionais podemos citar as empresas de eletrônicos, bem como celulares, aparelhos de som, dvd players, entre outros. Este é um setor em constante mudanças, e devido as tecnologias disponíveis as descobertas consideradas como científicas sobre uma luz que são revisadas o tempo inteiro.

As melhores instituições para estudar são:

DF Brasília UnB Eng. de Redes de Comun.,

RJ Niterói UFF,

SP São Paulo USP Eng. Elétr. (telecom.);

 

CE Fortaleza UFC Eng. de Teleinformática,

MG Santa Rita do Sapucaí Inatel,

RJ Rio de Janeiro Cefet-RJ Eng. Elétr. (telecom.),

Uerj Eng. Elétr. (telecom.),

SC Blumenau Furb, SP

Campinas PUC-Campinas;

Estas são as melhores instituições de ensino superior disponíveis em todo o Brasil que oferecem esta habilitação aos profissionais.

 

Deixe um Comentário: