Curso Superior Engenharia química – Área de Atuação

A Engenharia Química se trata principalmente de uma área da engenharia que é voltada diretamente para um desenvolvimento de processos industriais que acabam empregando as transformações de cunho físico e químico. Com isto o engenheiro químico acaba criando técnicas diferenciadas de extração de matérias primas, além da utilização ou transformação dos produtos químicos e petroquímicos.

Este profissional ainda desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar diversos tipos de tecnologias distintas e mais eficientes. Este profissional poderá projetar, dirigir, e determinar as construções e as montagens das fábricas, bem como das usinas e estações de tratamento que vem com os rejeitos industriais.

Curso Superior Engenharia química

Como é o mercado de trabalho para estes profissionais

O mercado de trabalho para estes profissionais de alguns anos para cá teve um bom aquecimento, algumas frentes de trabalho tradicionais ainda se mantém, como por exemplo a das indústrias determinadas de petróleo e petroquímica, de processos químicos, bem como de biomassa, e também de farmacêutica.

O profissional não é contratado necessariamente por todas as montadoras, mas por uma indústria existente de tintas e também de espumas. Todo o crescimento de produção mineral e a instalação determinada de uma refinaria abrem várias perspectivas para profissionais da região Nordeste trabalharem.

A remuneração inicial deste profissional é equivalente a R$ 3732 por uma jornada de trabalho de seis horas.

As melhores instituições estão nos seguintes locais:

RJ Rio de Janeiro UFRJ.

RS Porto Alegre UFRGS.

SC Florianópolis UFSC.

SP Campinas Unicamp.

São Carlos UFSCar.

São Paulo USP.

CE Fortaleza UFC.

MG Belo Horizonte UFMG. Uberlândia UFU.

PE Recife UFPE.

PR Curitiba UFPR. Maringá UEM.

RJ Rio de Janeiro PUC-Rio.

RN Natal UFRN.

SP Lorena USP.

 

Um pouco sobre o curso

As áreas de física e química estão presentes em seu currículo durante todo o curso. E com todos os avanços distintos de biotecnologia, e todos os conhecimentos distintos voltados para a área de biologia cada vez mais tudo isto vem sendo incorporado nos currículos.

As aulas de laboratório de informática ocupam uma boa parte da carga horária de curso e são fundamentais para acontecer uma familiarização com os equipamentos industriais. A duração do curso é de cinco anos.

 

Deixe um Comentário: