Curso Superior Engenharia têxtil – Onde cursar?

As técnicas de Engenharia Têxtil são apenas algumas das várias técnicas e dos conhecimentos utilizados em toda a fabricação e o tratamento das fibras, os fios e tecidos determinados e na confecção de roupas específicas.

Os profissionais engenheiros têxteis projetam todas as suas instalações, bem como seus equipamentos e todas as suas linhas de produção bem como de tecelagens e indústrias de confecções de roupas. O profissional deverá ainda controlar todos os custos, bem como os processos industriais, como a estamparia, o tingimento, os cortes e a costura, bem como toda a qualidade existente de matéria prima e de seu produto final determinado.

Engenharia têxtil

Este profissional ainda coordena todo o trabalho dos operários e técnicos para concretizar os seus projetos dos estilistas e designers de moda. Com todo o conhecimento voltado para as áreas de marketing, este profissional deverá ainda assessorar e orientar a todos os seus clientes.

Como é o mercado de trabalho para os profissionais de Engenharia Têxtil.

Toda a indústria têxtil nacional acaba passando por períodos de atualizações tecnológicas determinadas, e por isso as empresas cada vez mais investem em uma automação e uma produtividade para a formação de pessoal com as novas competências e habilidades determinadas.

As áreas de trabalho consideradas como principais são as de processos químicos e ainda bioquímicos, bem como de polímeros e ainda nanotecnologia, além de gestões de estratégias, financeiras e de mercado. Os profissionais encontram ainda uma boa oportunidade para os controles de qualidade dos produtos importados.

Existe um destaque no mercado de trabalho para a região Sul e sudeste , apesar disto o mercado é bastante promissor nos estados de Minas Gerais e também Pernambuco.

A remuneração inicial é equivalente de R$ 4 mil reais.

As melhores instituições são as seguintes

PR Goioerê UEM,

RJ Rio de Janeiro Senai-Cetiqt,

SP São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI;

Sobre o curso, podemos citar que o primeiro ano é voltado exclusivamente para matérias básicas de engenharias, e depois você poderá estudar a composição dos fios e ainda tecidos. Os seus processos e máquinas empregadas em fação, malharia e confecções. O estágio e trabalhos de conclusão são exigidos de forma obrigatória.

 

Deixe um Comentário: