Curso superior Física médica

Os profissionais que são formados na área de Física Médica se ocupam principalmente de todas as atividades que são ligadas diretamente a tratamentos médicos prescritos e que exigem os manuseios de equipamentos determinados tanto de radioterapia em oncologia, no tratamento de doenças como o câncer e o diagnóstico por imagem.

É este profissional que é o responsável por um dimensionamento determinado de equipamentos por procedimentos de segurança quanto a sua radiação como a sua determinação de tipo e tamanho de suas blindagens.

Curso superior Física médica

Quais as áreas de pesquisa e como está o mercado de física médica?

Os profissionais nas áreas de Física médica, devem trabalhar com o desenvolvimento dos equipamentos e pesquisas que tenham conhecimentos que são ligados de forma direta ao calor, ao laser e ainda a campos eletromagnéticos, além de criar tratamentos para doenças voltados a estas tecnologias.

O mercado de trabalho para estes profissionais cada vez mais vem se tornando positivo, no Brasil existem menos profissionais formados do que os números que são indicados nas estimativas, a área está em evidência e existem boas oportunidades para profissionais que se mostram dedicados a esta função.

Sobre a remuneração média mensal e diferenciais da área de atuação

De acordo com informações divulgadas por coordenadores de cursos de graduação, temos remunerações que apontam para faixas de valores equivalentes de R$ 2 a até R$ 8 mil reais dependendo do período de atuação no mercado de trabalho, os salários mais altos são voltados para profissionais que tem maior experiência e especialização de mercado. Vale considerar também que os valores de salário poderão variar de acordo com a função e a região além do porte dos empregadores.

Se você procura por uma área que seja liada a saúde, mas envolvida com procedimentos tecnológicos, esta é a área ideal para você atuar. Para se ter uma maior amplitude desta área, uma boa oportunidade é procurar visitar hospitais e também fazer entrevistas com profissionais da área. Você poderá consultar também a página da Associação Brasileira de Física Médica para saber um pouco mais sobre esta área e também as especializações que poderão ser utilizadas neste sentido.

A melhor instituição que oferece este curso é a UFRJ e você poderá ter maiores informações também sobre o curso no endereço http://www.if.ufrj.br/graduacao/fisica-medica/informacoes/.

Deixe um Comentário: