Curso Superior Geociências (ou Ciências da Terra)

As Ciências da Terra possuem sempre um papel central nos sistemas, e são bastante diversificadas e ao mesmo tempo muito complexas com relação a todas as suas relações determinadas de conjuntos de Geociências e modalidades de conhecimento específico, como por exemplo a Geologia e a Geografia, além de várias outras áreas de conhecimento e demais ciências determinadas.

Os conhecimentos do meio humano vem se voltando diretamente por modos de Ciência da Terra, quer seja na apropriação de espaços ou na utilização existente de seus recursos naturais, ou ainda em todo o estudo de interações entre os ambientes naturais e as sociedades atuais.

Curso Superior Geociências

As áreas de estudo das ciências da Terra são bastante amplas, o que poderá fazer toda a diferença na sistematização do estudo, e a área que o profissional tem interesse em atuar.

Os campos de estudo das Geociências

Como campos de estudos das áreas de Geociências podemos citar a biogeoquímica, que estuda movimentos de elementos oriundos de processos biológicos e a distribuição e fluxos entre todos os seu reservatórios determinados.

A mineralogia e a física dos minerais por sua vez, acabam tratando dos minerais que podem ser constitutivos as rochas a uma escala atômica como uma parte integrante de sistemas geológicos, existe com isto a mistura da física do estado sólido, bem como a química dos cristais e as ciências dos materiais.

A climatologia por sua vez tem como objetivos descrever e explicar climas em seus termos de interações entre diversos tipos de esferas, dentre elas temos a litosfera, a hidros fera e a biosfera. A química atmosférica por sua vez poderá descrever e explicar toda a composição química de admosfera, tendo em conta sempre as interações de atmosfera, biosferas e os efeitos que são produzidos pelo homem neste meio ambiente.

A área de atuação vem cada vez mais requisitando profissionais no mercado de trabalho, e a remuneração oferecida inicialmente deverá ser em um valor equivalente de R$ 2500 reais iniciais para o profissional, e os valores tendem inclusive a aumentar bastante, já que é uma área em constante mudanças e necessidades, visto a degradação do homem no meio ambiente.

A melhor instituição que oferece o curso de Geociências é o instituto de Geociências da USP. Para maiores informações com relação ao curso acesse www.igc.usp.br.

Deixe um Comentário: