Curso Superior Metalurgia (tecnologia)

Os cursos voltados a denominação técnica são destinados de forma direta a todos os estudantes que estão cursando o segundo ano do ensino médio ou mesmo já completaram o ensino médio e tem interesse em aprender uma profissão, por isso entrar no mercado de  trabalho ou ainda buscar uma melhor colocação na empresa que se trabalha atualmente é apenas uma das várias atribuições de quem procura um curso técnico em Metalurgia.

Qual o objetivo do curso?

O curso técnico em metalurgia tem como objetivos principais realizar o atendimento de princípios que são considerados como norteadores de educação profissional. E para trabalhar neste segmento, contando com o auxílio deste tipo de curso os profissionais deverão ter uma formação técnica operando em máquinas, bem como veículos e equipamentos determinados de elevação.

Metalurgia

É possível que este profissional atue principalmente nos processos voltados a geração de bens a partir da sua transformação dos metais, bem como funções relacionadas ao controle e a validação dos produtos. Por meio de uma realização de testes específicos, os profissionais ficam habilitados a realizar atividades em torno da indústria naval da metalúrgica e a sua produção das máquinas e equipamentos que são consideradas como mais significativas.

O mercado de trabalho busca diversos tipos de profissionais que poderão fazer os reparos específicos em estaleiros especializados. E em ambos os casos existe uma demanda que é constante por soldadores em vários processos, dentre eles os caldeiros, os montadores, os trabalhadores de cortes de liga metálica e inspetores dos processos.

Quais são os principais temas abordados no decorrer deste curso?

Com relação aos temas abordados neste tipo de curso, podemos citar as áreas de metais e suas ligas, as transformações metalúrgicas, a conformação mecânica e a fundição, a metrologia, os ensaios mecânicos e metalúrgicos, a área de desenhos técnicos, bem como de máquinas e ferramentas.

A carga horária de curso é equivalente a 1200 horas e existem diversas instituições militares que oferecem este tipo de curso para os profissionais interessados. Apesar disto, a instituição mais recomendada para a realização deste curso é o Pronatec, basta acessar o site www.pronatec.com.br e verificar a disponibilidade do curso na região que você reside.

 

Deixe um Comentário: