Curso Superior Meteorologia

Levando em conta nosso tempo maluco com oscilações climáticas diversas, todo o serviço de Meteorologia é algo amplamente consultado. Em contrapartida se engana quem pensa que esta é algo restrito apenas aos boletins de previsão do tempo. E a Meteorologia é algo fundamental e ainda decisiva para o desenvolvimento determinado de vários tipos de setores agrícolas, têxteis, de segurança pública, entre outros.

O profissional técnico em Meteorologia é o profissional que deverá atuar juntamente com o meteorologista, pesquisando e avaliando os recursos naturais de atmosfera e as suas modificações determinadas.

Curso Superior Meteorologia

 

Com isto dentre todas as suas principais atribuições podemos citar o auxílio a execução de pesquisas e de estudos meteorológicos, verificando e também e ordenando os seus dados para uma análise e interpretações de diagramas. Além disto este profissional deverá orientar a localização e instalação de estações meteorológicas, verificar todos os sumários mensais de rede de estações, orientar ou executar e traduzir a plotagem das cartas sinóticas, entre outras atribuições.

Em sumo, a graduação técnica visa um trabalho de prevenção para evitar inundações, emitir informações relacionadas a poluição e contaminação, para garantir toda a integridade e a segurança dos transportes.

Qual a área de atuação deste profissional?

O profissional habilitado em meteorologia deverá atuar em empresas públicas e privadas, bem como em universidades, centros de pesquisas e negócios, consultorias que realizam a previsão do tempo, entre outros. O mercado de trabalho é um tanto diversificado, e se mostra cada vez mais em expansão apresentando uma carência de quem seja bem qualificado neste ramo.

Os temas abordados na formação de meteorologia

A carga horária de curso é equivalente a 1000 horas semanais, o que poderá dependendo da instituição contar com estágios obrigatórios ou não.

Nos estudos são abordados temas diversos, como por exemplo a meteorologia geral, a climatologia, a física atmosférica, os centros meteorológicos, as operações de estações meteorológicas de superfícies e também de altitude.

Muitas instituições oferecem este curso no Brasil, apesar disto a Pronatec é a mais adequada para esta habilitação. Para saber se este curso é oferecido na sua cidade procure acessar o endereço www.pronatec.mec.gov.br para conferir se existe esta habilitação.

 

 

Deixe um Comentário: