Curso Superior Oceanografia (ou oceanologia ou ainda Ciência dos Mares)

A área de oceanografia é a ciência que estuda os oceanos, os lagos e também os rios. O profissional deverá pesquisar os animais, os vegetais, e todos os processos marinhos. Por isos conheça a seguir um pouco mais sobre esta carreira.

 

Como é estabelecida a carreira em oceanografia

A área de oceanografia, que também é conhecida como as ciências do mar, ou então oceanologia, nada mais é do que uma área de ciências biológicas que poderão investigar e estudar todas as características existentes dos mares, dos rios, dos lagos e também dos oceanos.

Curso Superior Oceanografia

Este profissional deverá pesquisar as formas de vida animal, vegetal, bem como formações geológicas e características diversas químicas, físicas, e ainda biológicas do ambiente.

Onde o profissional pode atuar no mercado de trabalho

No mercado de trabalho, este profissional deverá trabalhar na atuação e na preservação ambiental como um pesquisador para determinar as melhores formas de explorar os recursos naturais e oceânicos, o que poderá inclusive trabalhar ainda estudando todo o aspecto geológico de oceanos determinando as suas melhores rotas de pesca.

De acordo com informações dos profissionais de oceanografia os oceanos guardam grandes segredos, grandes reservas de metais e de petróleo que os humanos desconhecem.

Saiba um pouco mais sobre o curso

Por se tratar de um curso que conta com fortes conteúdos de cunho multidisciplinar, durante o curso de oceanografia além de se contar com uma base de biologia, os alunos deverão estudar muitas áreas de química e física.

Os primeiros anos de cursos são semelhantes a graduação de biologia, e a partir do terceiro ano de curso o profissional começa a se especializar em focos para estudos de conteúdos mais voltados para a área como geologia, cartografia, e o manejo de recursos de pesca.

Os alunos também passam por laboratórios práticos de química e de biologia, e em algumas instituições o estágio é obrigatório.

As melhores instituições que oferecem este curso são:

Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo;

Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – Santa Catarina;

Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) – São Paulo;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro;

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Maranhão;

Universidade Federal do Pará (UFPA) – Pará;

Deixe um Comentário: