Curso Superior Produção Têxtil – Onde fazer, mercado

O curso tecnólogo de Produção Textil tem como objetivos principais realizar o gerenciamento de fabricação dos fios, bem como tecidos, malhas e ainda acompanhar todas as atividades existentes de fiação, tecelagem, padronagens e tinturarias.

O profissional ainda poderá desenvolver diversos tipos de materiais, bem como texturas e composições além de estampas e acompanhar todas as instalações e manutenções de máquinas e equipamentos têxteis. Por isso é fundamental que se possa ficar e manter atualizado para as novidades do seu mundo da moda, algumas escolas inclusive formam os profissionais para atuação de forma específica nas modelagens e um acabamento de coleções.

Curso Superior Produção Têxtil

Como é o mercado de trabalho para a Produção Textil?

Para se ter ideia o Brasil conta com o sexto maior parque têxtil de todo o mundo, e ainda é o terceiro maior produtor de malhas. Mas a concorrência com os produtos da China também tem feito com que a indústria nacional possa procurar por novos caminhos para que se mantenha cada vez mais competitiva.

Toda a demanda por profissionais é maior em um desenvolvimento dos novos tecidos com o foco e inovação tecnológica. Com isto o sul concentra todas as melhores oportunidades de trabalho, principalmente na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Além disto no Sudeste existem empregos voltados para o polo têxtil paulista, em todas as cidades do interior como por exemplo as cidades de Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, entre outras. Na região nordeste por exemplo, a procura é muito maior por especialistas nas áreas de roupas de banho, cama e mesa.

A remuneração inicial oferecida fica a partir de R$ 2 mil reais mensais.

A melhor escola que oferece o melhor curso sem sombra de dúvidas é a Usp.

A duração média do curso é de quatro anos, e tem como objetivos oferecer uma boa formação de forma prática na fabricação dos tecidos, com aulas de fação, fibras têxteis, malharia e beneficiamento de tecidos. Existem ainda disciplinas que podem ajudar os profissionais no futuro a exercer as funções gerenciais na indústria. Com isto o intercâmbio com as empresas e indústrias acontece de forma essencial e palestras.

 

Deixe um Comentário: