Curso Técnico em Aquicultura – O que é?

O curso voltado para a área de aquicultura, oferece em um primeiro momento uma série de disciplinas básicas, dentre elas podemos citar as áreas de física, biologia e matemática. Todas as matérias citadas, acabam preparando a todos os alunos para lidarem com as matérias que são voltadas exclusivamente para a formação específica, esta que começa a partir do segundo ano de ensino.

Toda a sua parte técnica de curso, apresenta uma série de aulas de aquicultura e piscicultura, bem como tecnologia e aulas de biologia de pesca, entre várias outras aulas voltadas a situações específicas e pontuais. Já no último ano de curso por exemplo, os estudantes poderão ter aulas de produção de conteúdo, e ainda comercialização dos pescados.

Curso Técnico em Aquicultura

 

No final deste curso é necessário a realização de estágios em uma agroindústria, ou mesmo em algum tipo de unidade determinada de produção. Para o profissional ser habilitado é importante também ser apresentado um trabalho de conclusão de curso. A duração do curso técnico em aquicultura é estabelecida em três anos e meio.

Sobre o mercado de trabalho da aquicultura

O mercado de aquicultura cada vez mais está em crescimento, e por isso uma das especializações neste ramo mais procuradas é a área voltada para a reprodução dos organismos aquáticos, e não apenas peixes, mas também camarões, rãs, entre outros.

Uma outra área que é bastante aquecida neste ramo é a área de nutrição animal, ela que exige sempre uma boa atualização dos profissionais, e inovações tecnológicas para trabalhar em fazendas aquícolas otimizando os sistemas de cultivo diferenciados e reduzindo o impacto ambiental que é gerado no sistema.

Existem oportunidades de emprego em todas as regiões do país, e toda a demanda é pela produção de animais como o tambaqui e o surubim, já nas regiões nordeste e sul, temos uma produção bastante forte de camarões e tilápia. Já nas regiões do sudeste, temos os principais centros de distribuição e exportação, bem como áreas voltadas exclusivamente para a fabricação de produtos e também de rações.

A remuneração oferecida inicial fica em R$ 3500 e o profissional tem excelentes possibilidades de crescimento.

Deixe um Comentário: