Curso Técnico em Arte Circense – Existe?

Os profissionais habilitados na área de Técnico em Arte Circense, são os artistas mais responsáveis por toda a estrutura determinada e todo o funcionamento de um circo, este profissional deverá acima de tudo supervisionar toda a usa montagem de equipamentos. Além de desenvolver ainda e apoiar todas as atividades que são ligadas de forma direta a toda a criação de números. Bem como de espetáculos e equipamentos de cunho circense.

O profissional ainda deverá acima de tudo zelar por condições determinadas de segurança dos artistas e dos espectadores, visualizar tecnicamente toda a estrutura do circo, atuar como administrador, produtor e divulgador dos espetáculos. Em resumo, ele é o sucesso ou o fracasso de um circo.

Curso Técnico em Arte Circense

Os temas que devem ser abordados na formação do profissional Técnico em Arte Circense

Os profissionais habilitados nesta área, deverão estudar conteúdos diversos voltados principalmente a gestão de negócios de um circo. Dentre eles podemos citar as áreas de técnicas circenses, aulas de equipamentos e segurança da estrutura, processos de expressão corporal, cinesiologia, histórias do circo, bem como produção cultural geral.

As áreas de atuação dos profissionais

Com relação as áreas de atuação destes profissionais, podemos citar os circos, picadeiros e ainda espaços alternativos voltados para as interações consideradas como sociais, de lazer e ainda áreas voltadas para a cultura.

Outros locais de atuação deste profissional poderão envolver as casas de espetáculos, bem como festivais, mostras e também eventos, tudo isto de natureza diversas, além de atuar em instituições públicas e privadas como multiplicador de conteúdos.

A maior parte das escolas para estes profissionais interessados em atuar nas áreas de Técnico Circense estão nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, apesar disto existem mercados interessantes, e em expansão temos os estados do Nordeste e no Sul do país.

É uma área bastante diferenciada, mas que poderá passar por uma evidência interessante no interior dos estados, onde existe uma área de atuação mais expressiva neste sentido. Por isso para quem gosta das áreas de artes é uma ótima alternativa.

 

Deixe um Comentário: