Curso Técnico em Celulose e Papel – Detalhes do Curso

Este profissional deverá gerenciar todas as etapas e processos de produção de indústrias de papel e também de celulose, em fábricas de reciclagem. Este especialista nesta área ainda realiza estudos, bem como experimentos sobre a característica da madeira que é utilizada. Além de uma série de conhecimentos determinantes de engenharia florestal e de química, este profissional tem vários tipos de noções de automação industrial para operar os seus equipamentos de trabalho.

De sua responsabilidade ainda são os controles de resíduos poluentes e também todo o gerenciamento de custos e de qualidade de processo.

Curso Técnico em Celulose e Papel

O mercado de trabalho para o profissional técnico em Celulose e Papel

No Brasil existem pelo menos 200 grandes empresas que atuam no ramo de papel e celulose em mais de 16 estados, e significa que o mercado é bastante amplo para os tecnólogos, além disto são poucos os profissionais formados a cada ano, o que poderá aumentar consideravelmente o valor de mão de obra especializada.

Este profissional habilitado poderá atuar em várias áreas de indústria diferenciadas, desde estudos e ensaios de controles de poluentes. Nas regiões do país centro oeste, norte e nordeste é possível se ter um grande crescimento de carreira. Já as regiões sul e sudeste ficam localizados os grandes fabricantes, e lá é possível se encontrar boas alternativas de trabalho.

A remuneração inicial deverá ficar em R$ 3 mil reais mensais.

Um pouco sobre o curso

Ao início do curso, os estudantes devem ter aulas de conteúdos gerais, como matemática, química, física e também de estatística. Além de receber as primeiras noções e ainda aprofundar todos os seus conhecimentos sobre a madeira. Com isto toda a fase profissionalizante da formação deverá incluir alguns conteúdos como por exemplo os sistemas de biodegradação, preservação de madeira, propriedades do papel, entre outros. É possível se complementar o currículo através de uma auditoria ambiental, bem como um tratamento de água e efluentes ambientais bem como da gestão de qualidade. Os estudantes ainda devem passar por estágios.

A duração do curso varia de instituição para instituição mas ele deverá ficar em no máximo um equivalente de quatro anos.

Deixe um Comentário: