Curso Técnico em Conservação e Restauro – O que faz?

Reconhecer todos os valores históricos de uma construção, e acima de tudo garantir que ela possa se manter bem cuidada e acima de tudo íntegra, conservando todas as suas características originais durante muitas décadas ou séculos, esta é uma das várias tarefas existentes destes profissionais.

E para isto, ele poderá desenvolver uma série de projetos de restauração e ainda de conservação levando sempre em conta as tecnologias que poderão acima de tudo ser utilizadas e a situação de objetos que são preservados, o que poderá envolver os livros, esculturas ou até mesmo a arquitetura.

Curso Técnico em Conservação e Restauro

O profissional técnico em Conservação e Restauro poderá trabalhar em vários tipos de órgãos oficiais de patrimônios e também em museus, galerias de arte, e bibliotecas, e até mesmo atuar como consultor. Todos os especialistas em preservação lidam com arquitetos e engenheiros bem como arqueólogos e historiadores.

Como é o mercado de trabalho para este profissional

Os mercados de trabalho para este profissional vem cada vez mais em grande evidência, já que os brasileiros vem investindo em obras de arte, com uma demanda voltada para ateliês particulares de restauro e também de conservação. Com isto o instituto do patrimônio tanto histórico como artístico nacional, institutos estaduais de patrimônios e secretarias de culturas são os empregadores mais convencionais.

No estado de São Paulo é possível se encontrar a maior concentração de coleções culturais móveis, como por exemplo podemos citar as pinturas e as esculturas no país, tudo isto oferece uma série de chances de trabalho, mas que chegam ofertas de trabalho de estados como o Nordeste, Minas Gerais e do Rio de Janeiro que guardam grandes relíquias de períodos coloniais e imperiais. No Rio de Janeiro e em São Paulo o grande forte é a arte contemporânea.

A remuneração inicial pode superar os R$ 3 mil reais mensais para trabalhos em museus, bibliotecas e arquivos.

Com relação aos cursos, nos primeiros anos, o aluno recebe uma série de noções gerais de conservação e restauração de obras, e para tudo isto o currículo deverá trazer disciplinas que preparam você para entender tudo sobre o assunto.

 

Deixe um Comentário: