Curso Técnico em Construção Naval – O diferencial

Os profissionais que optam por esta área de operação de sistemas, o que é uma das atribuições do profissional técnico em construção naval, atua diretamente na construção de embarcações e estruturas de forma hidroviária, atuando também em toda a manutenção e operação de sistemas voltados para a navegação.

Além de atuar nos estaleiros, este profissional poderá encontrar uma série de vagas diferenciadas em companhias de navegação bem como também em administradoras de hidrovias, onde é possível se trabalhar com um planejamento necessário, e uma execução bem como a fiscalização de sistemas de transporte hidroviário.

Curso Técnico em Construção Naval

Como é o mercado de trabalho para estes profissionais?

No Brasil em operação existem pelo menos 50 estaleiros, que são de porte médio e 13 estaleiros que são de grande porte. E ainda outros 11 estão em reformas e construções. O total de profissionais empregados nesta área superam os mais de 100 mil usuários. Os propulsores de todos estes crescimentos é a demanda existente da Petrobrás por embarcações para uma exportação de petróleo na camada do sistema do pré sal. Além de sua manufatura de pequenas e médias embarcações o que está bem em alta. Os grandes polos da construção naval estão localizados nos estados do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e também de Pernambuco.

A remuneração inicial fica em um equivalente a partir de R$ 3 mil reais.

Um pouco sobre o curso

O currículo do curso deverá incluir áreas de física, matemática, de resistências de materiais, mecânicas de fluidos, e de sólidos, economia e processos de construção e embarcações. As atividades práticas são bem desenvolvidas em estaleiros, bem como tanques de provas. Durante o último semestre, os alunos devem executar seus projetos de embarcações, levando em conta o seu custo de construção e operação que é arcado por eles mesmos. Os estágios não são obrigatórios.

A duração média de curso é equivalente a três anos, e o profissional enquanto estiver estudando já poderá conseguir oportunidades de emprego nesta área que está em uma grande evidência no mercado de negócios, a qualificação frequente também é considerada como um bom diferencial para este profissional.

 

Deixe um Comentário: