Curso Técnico em Curtimento – Detalhes e Área de Atuação

O curso técnico de Curtinmento em Couro é voltado para a área da indústria, sendo considerado como um curso técnico de Nível Médio voltado para profissionais que posteriormente queiram também atuar em outras áreas. O nível de qualificação profissional neste tipo de curso é 3.

Das competências dos cursos.

Como competências consideradas gerais, os profissionais tem como atribuições supervisionar os processos de produção, desde os seus recebimentos dos produtos até mesmo uma expedição determinada de produtos, atuando assim de forma ética, respeitando todos os procedimentos bem como as normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e também segurança.

Curso Técnico em Curtimento

Além disto, outra particularidade deste profissional é supervisionar os seus processos de produção, desde um recebimento de produtos, até mesmo a expedição dos mesmos, atuando de forma ética, e respeitando todos os seus procedimentos e normas técnicas determinadas, ambientais e acima de tudo de qualidade e de saúde, além de segurança.

Criar produtos e processos visando assim uma grande sustentabilidade atuando de forma bastante ética, respeitando os procedimentos de normas técnicas e ambientais respeitando os procedimentos de normas técnicas tanto de qualidade, como de saúde e de segurança.

As posições do profissional neste processo de produção

No contexto profissional , os profissionais devem atuar em todas as áreas de curtume, bem como empresas do  setor químico, além de fornecedoras de insumos químicos para curtumes, e também empresas de setor de manufaturados de couro.

O profissional poderá atuar em empresas tanto de pequeno, como de médio e grande porte.

O profissional poderá também ser integrante de equipes, e até mesmo coordenador da mesma. E como regra não trabalha sozinho, muitas das empresas geralmente contam com apenas um profissional técnico que gera ainda uma equipe. Bem como as empresas de maior porte que possuem vários tipos de técnicos sendo que cada um deles deverá liderar uma equipe determinada setorial.

Quanto aos graus de autonomia deste profissional, tudo dependerá dos perfis do técnico e da empresa, bem como a sua experiência e o tempo de atuação e função deste técnico na sua organização.

O técnico de curtimento também deverá atuar em tecnologias de baixa e média complexidade. Com isto existem várias expectativas de emprego de tecnologias de maiores complexidades.

 

Deixe um Comentário: