Curso Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais – Área de Atuação

Este profissional é chamado de Luthier, o que é o artesão especialista em construir em toda a restauração e toda a manutenção de instrumentos musicais determinados. E ainda é de sua grande reponsabilidade restaurar e fazer toda a manutenção dos instrumentos musicais bem como de matérias primas como o tipo de madeira que é utilizada, e escolher a técnica empregada para a criação do aparelho.

Desta forma é possível se confeccionar os instrumentos de corda acústicos, como por exemplo podemos citar o violino, a viola, o contrabaixo, o violoncelo, o cavaquinho, além de instrumentos eletrificados, como por exemplo o violão elétrico, a caixa elétrica e a guitarra.

Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais

Sobre o mercado de trabalho

Este profissional é habilitado principalmente para atuar em toda a manutenção determinada e a construção de instrumentos determinados. A oferta de trabalho está em alta devido a grandes medidas governamentais, como por exemplo a volta de seu conteúdo musical para a educação básica. Um outro braço desta área é a construção dos instrumentos que conta com um mercado estável relativamente, fornecendo assim os instrumentos para os músicos profissionais. As oportunidades consideradas melhores estão na capital do país.

Um pouco sobre o curso

Neste curso existe uma mescla de disciplinas determinadas, tanto teóricas como também práticas. São ensinados aos profissionais desenhos técnicos, técnicas voltadas para o acabamento com verniz, além de restauração e manutenção de materiais. Os alunos ainda deverão construir vários aparelhos diferenciados. O quarto ano é um ano opcional para os alunos, e o aluno poderá escolher um instrumento em específico para o manipular e estudar, e ainda o pesquisar por todo o curso se tornando um grande especialista em construção e restauro dos instrumentos. É fundamental e obrigatório que seja apresentado ao final deste curso, um projeto de conclusão de curso determinado.

A duração média de curso é equivalente de três anos. E a remuneração oferecida varia de acordo com o profissional, podendo ficar entre R$ 2500 a até R$ 3500 dependendo do profissional e da área de atuação. É uma área que vem pouco a pouco buscando profissionais e que anteriormente não era um ramo em evidência.

 

Deixe um Comentário: