Curso Técnico em Pesca – Onde fazer?

Este é um curso voltado a área de tecnólogos, e acompanha desta forma toda a cadeia de produção dos peixes, e outros animais aquáticos. Os profissionais podem também cuidar de todo o manejo bem como de reprodução e nutrição de peixes de cunho ornamental, bem como jacarés, camarões, entre outros.

Este profissional acaba se envolvendo em todas as tarefas existentes dos negócios de aquicultura ou ainda piscicultura até mesmo a industrialização, bem como a comercialização e a distribuição de produtos para os mercados consumidores. Ao mesmo tempo que se procura por minimizar uma série de impactos da atividade no meio ambiente.

Curso Técnico em Pesca

O mercado de trabalho para os profissionais

Este é um mercado em grande evidência atualmente, e a pesca extrativista sempre se reduz a cada ano que passa. Por isso o curso de técnico em pesca é um profissional que poderá ajudar nas demandas de proteínas que são vindas de peixes e vem cada vez mais supridas pela aquicultura de água doce e também marítima.

Para os profissionais interessados nesta área, existem oportunidades em praticamente todas as regiões do país. Desde o norte e o Centro Oeste, toda a demanda é existente por uma produção de tambaqui e também de surubim. Já no Nordeste e no Sul é bastante forte a produção dos camarões e de tilápia por exemplo.

A remuneração oferecida inicialmente para o cargo de técnico fica entre R$ 1500 a R$ 1700.

Um pouco sobre o curso

Sobre o curso podemos citar que o currículo oferece algumas disciplinas de forma básica, dentre elas temos a física, a biologia, e a matemática. E todas estas matérias acabam preparando os alunos para litar com matérias de formação específica, estas que começam apenas a partir do segundo ano. E no último ano de curso, os estudantes acabam tendo aulas de produção e de comercialização dos pescados, ao final do curso é necessário se realizar estágios em áreas de agroindústria ou ainda unidades de produção bem como apresentar um trabalho de conclusão.

A duração do curso leva em média três anos e meio. E o profissional tem boas oportunidades no mercado de trabalho.

Deixe um Comentário: