Curso Técnico em Viticultura e Enologia – O que é?

Os profissionais técnicos com este tipo de formação, tem acima de tudo uma habilitação para trabalhar em todas as fases determinadas de elaborações de produtos, o que vai desde o plantio até mesmo as colheitas de matérias primas, de elaboração de bebidas, até mesmo a sua comercialização.

Este profissional ainda atua em toda a produção de uvas especiais e também de vinhos ou ainda em todo o cultivo e todo o manejo da cana de açúcar e na sua produção de cachaça. Estes dois profissionais atuam no trabalho de forma direta com a matéria prima, mas poderão até mesmo se especializar para a produção das bebidas, o que garante a sua excelência em todos os processos de fermentação e também destilagem dos produtos.

Técnico em Viticultura e Enologia

Como é o mercado de trabalho para os profissionais técnicos em Viticultura e Enologia

Toda a criação de novos cursos cada vez mais lança os profissionais no mercado de trabalho, e ainda assim são ótimas as oportunidades para os setores diversos de vitiviícolas. Existe um grande espaço nas áreas de viticultura e também em toda a comercialização e na produção dos vinhos. Muitas das especializações com as suas boas oportunidades são as áreas voltadas para o marketing, pesquisas e ainda o ensino nas áreas de alimentos.

Tanto para os profissionais tecnólogos como também os profissionais bacharéis se encontram com as melhores oportunidades dos principais centros de produção e ainda bebidas e derivados de uva, como por exemplo a Serra Gaúcha, o estado de Santa Catarina e o Nordeste. Para a comercialização existem ainda várias oportunidades disponíveis em todo o Brasil e principalmente em todas as capitais do país.

A remuneração inicial oferecida para os profissionais fica no valor equivalente a R$ 2 mil reais mensais.

Qual instituição oferece este tipo de curso?

A única instituição que oferece este tipo de curso é a Unipampa na cidade de Dom Pedrito, que oferece bacharelado, o tecnólogo por sua vez vem ofertado para pelo menos quatro instituições nas regiões de Pernambuco, São Paulo e também no estado do Rio Grande do Sul. Existem várias aulas sobre vinícolas, análise sensorial, economia rural e também gestão empresarial.

 

Deixe um Comentário: