Curso Técnico em Zootecnia – Grade do Curso

Os profissionais que atuam como técnicos em Zootecnia são profissionais que tem responsabilidades por estudar e controlar toda a reprodução, bem como o melhoramento genético e a nutrição dos animais que são criados para finalidades comerciais. Desta forma estes profissionais podem realizar experiências de alimentação, e ainda podem pesquisar sobre formas diferenciadas para garantir todas as condições de higiene e prevenção, bem como o combate de doenças e parasitas para melhorar a saúde de rebanhos e qualidade dos seus produtos derivados.

As possibilidades de atuação do técnico em Zootecnia

Dentre as possibilidades de atuação, podemos citar o gerenciamento, coordenação e ainda assistência de vários sistemas de produção diferenciados e também de estabelecimentos agroindustriais, desta forma é possível se agregar valores e otimizar uma utilização de recursos disponíveis bem como tecnologias de ordem social que seja economicamente adaptável.

Curso Técnico em Zootecnia

Os profissionais ainda devem atender a todas as demandas da sociedade, quanto a sua excelência em toda a qualidade e segurança de produtos de origem animal, além de comercialização de produtos e subprodutos derivados.

Os principais centros de atuação destes profissionais são as regiões do Sudeste e do Centro oeste. Apesar disto o crescimento de todo o sistema de pecuária do norte e nordeste tem uma exigência cada vez maior de trabalho dos profissionais. Na região Sul do país por sua vez, os principais empregadores que atuam neste negócio são as empresas de suinocultura e também de avicultura.

A remuneração inicial oferecida fica em R$ 4 mil reais para uma jornada diária de seis horas de trabalho.

Um pouco mais sobre o curso

Sobre o curso, podemos citar as áreas de biologia, genética e também de zoologia como algumas das disciplinas básicas do currículo. Existem ainda aulas de nutrição animal, ciências do solo, e ainda biologia molecular, melhoramento genético, entre outras áreas.

Muitas faculdades incluem nos programas uma especialização de estudos de espécies silvestres como o jacaré, o javali, entre outros.

A duração do curso varia bastante conforme a instituição, e poderá durar até cinco anos ou mais. O profissional deverá lidar com a preservação e cuidar de todo o aproveitamento econômico das várias espécies.

Deixe um Comentário: