Dieta HCG – Emagrece? Funciona?

A dieta HCG, gonadotrofina coriônica humana (a sigla em inglês é hCG) ou como também é conhecida, dieta do hormônio da gravidez, teve seu primeiro momento de fama na década de 1970 nos Estados Unidos. Logo se popularizou em países como Argentina e Equador e hoje em dia vem ganhando espaço e cada vez mais adeptos no Brasil.
Prometendo emagrecimento rápido, de até 15kg em 40 dias, sua eficácia não é comprovada por especialistas.

Esse hormônio é genuinamente produzido no início da gravidez por células que formarão a placenta e criarão um ambiente favorável para o desenvolvimento do bebê.

Dieta HCG

Como funciona?

A dieta consiste em aplicar durante 40 dias consecutivos uma injeção do hormônio, visando não perder massa magra, ou seja, músculo, durante a dieta altamente restritiva de calorias. Induzindo o corpo a queimar gorduras durante uma possível gestação.
Durante esses 40 dias ingerindo entre 500 e 600 calorias diárias, restringindo carboidratos, frutas, doces, gorduras, alimentos processados e exercícios físicos.

A injeção de HCG funciona mais como um placebo para quem está fazendo uma dieta tão restritiva. Não tendo eficácia nenhuma comprovada pela ciência, não existindo estudos suficientes de que realmente funcione.
Uma pessoa que se alimente diariamente por 40 dias consecutivos, com apenas 500-600 calorias, obviamente obterá o resultado de emagrecimento. Não tendo influência do hormônio para tal.

Vale ressaltar que há relatos de pessoas que tiveram complicações durante essa dieta. Não podendo culpa-la exclusivamente, porém as próprias apontaram como causa. Houve um caso de Trombose Venosa Profunda. E outro caso de fraqueza, tonturas e problemas gastrointestinais.

Também não é recomendado para pessoas com doenças cardiovasculares ou doenças preexistentes.

Portanto, para pessoas que buscam a perda de peso, juntamente com o ganho de mais saúde, é imprescindível que busque ajuda profissional. Faça exames laboratoriais para definir qual o melhor método de emagrecimento. Que deve ser orientado por um nutricionista, o qual através de tratamento irá desenvolver uma dieta única e exclusiva para cada indivíduo.
Tendo em vista, sua idade, condição física, financeira, suas preferencias alimentares.
Fazendo uma Reeducação Alimentar. Mudando os hábitos gradativamente e assim definitivamente.

Deixe um Comentário: