Iluminação ideal para Sala de Jantar e Estar

Os bons projetos de decoração, estão ligados definitivamente a um bom plano de iluminação. E para que se possa o pensar de forma adequada, é essencial que se tenha um layout de cada um dos ambientes, e eu se possa de forma clara determinar os objetivos dos espaços. Contando com estes tipos de pontos definidos, é possível saber o que e como pode-se iluminar de forma funcional e bonita a sua residência.

Confira logo abaixo algumas dicas de designers de ambiente que mostram a importância da lâmpada correta para o espaço, e saiba como pensar nos projetos diferenciados de iluminação das salas de estar, jantar e das cozinhas.

Iluminação ideal para Sala de Jantar e Estar

Aproveite e invista sempre na lâmpada correta

As escolhas de lâmpadas mais adequadas podem fazer toda a diferença para cada utilização e ambiente pode influenciar diretamente o conforto visual dos usuários. Existem pelo menos quatro tipos de lâmpadas mais utilizadas em áreas de residência, dentre elas podemos citar a incandescente, as lâmpadas comuns e as lâmpadas halógenas, além disto temos as lâmpadas fluorescentes e de LED. Cada uma destas lâmpadas possui vantagens e desvantagens, o importante é procurar levar em conta a temperatura de cor da lâmpada utilizada.

A temperatura deverá exprimir toda a aparência da luz que em escalas simplificadas poderão ir desde o espectro amarelado em menor kelvin a uma iluminação que seja branco azulada, com maior kelvin. No caso de ambientes de relaxamento, são indicadas lâmpadas amareladas, e enquanto os espaços de trabalho precisam ter uma luz um pouco mais neutra ou azulada.

Que cores utilizar nas salas de estar?

Em vários projetos diferenciados, a sala de estar é considerada como um espaço múltiplo porque serve como uma área diferenciada de convívio familiar, como a sala de Tv e um local diferenciado para atender a diversas demandas.

No espaço é recomendado através da luz criar cenas em circuitos luminotécnicos independentes, estes que podem ser acionados por interruptores comuns ou ainda sistema de automação que permitem controles de intensidade de fachos de luz.

Para assistir a filmes por exemplo, uma cena mais adequada é criar uma luz mais adequada indireta e de efeito amarelado, o que gera um clima diferenciado e mais aconchegante.

Para atender uma função social, a iluminação geral deverá distribuir a luz de forma uniforme, e é essencial. Para estes tipos de cômodos, existe uma necessidade de criar algumas áreas com iluminação específica para uma tarefa específica, como ler, o que exige uma luz focada e mais direta.

 

Deixe um Comentário: